não mexer

header ads

Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados?.

A Semana Santa é uma semana especial no calendário cristão que marca os eventos que levaram à crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Ela começa no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo. Durante a Semana Santa, os cristãos ao redor do mundo participam de uma série de celebrações religiosas que recontam os eventos da Paixão de Cristo, incluindo a Última Ceia, a crucificação e a ressurreição.

Muitos trabalhadores têm dúvida se a quinta e a sexta-feira também são considerados feriados.

( Reprodução )

À medida que a Semana Santa se aproxima, os brasileiros começam a indagar se a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão são considerados feriados nacionais. Essa condição se aplica apenas à Sexta-feira da Paixão, visto que a Quinta-feira Santa é considerada ponto facultativo em alguns municípios. No caso do ponto facultativo, a decisão de conceder folga ou não aos trabalhadores fica a critério dos empregadores.

Por outro lado, no caso do feriado, as empresas são legalmente obrigadas a dispensar seus trabalhadores. Em determinados estabelecimentos, como restaurantes e comércios que permanecem abertos no feriado, os trabalhadores devem receber remuneração adicional. Ou seja, se a empresa não liberar os funcionários na quinta-feira e o colaborador faltar ao expediente de trabalho, ele estará sujeito a penalidades.

Em contrapartida, para os trabalhadores escalados para trabalhar na Sexta-feira da Paixão, a empresa deverá pagar o dobro do valor pelas horas trabalhadas. O mesmo princípio se aplica aos valores pagos por hora extra. Vale ressaltar que neste ano, a Sexta-feira Santa ocorreu em 29 de março.

A Sexta-Feira da Paixão é um dos feriados nacionais estabelecidos no calendário anual do Brasil. Por ser considerada uma das datas mais sagradas no calendário cristão, esta sexta-feira é marcada pela reconstituição da Via Crucis, representando o caminho que Jesus percorreu até ser crucificado. Como forma de homenagem, este é o único dia em que a Igreja Católica não celebra missas em todo o mundo.

No entanto, as igrejas realizam celebrações solenes, com o objetivo de relembrar os momentos da paixão e morte de Cristo. Em 2024, a data foi comemorada em 29 de março. Por ser um feriado relacionado ao ciclo solar, as celebrações cristãs não possuem datas fixas. Assim, as datas são determinadas de acordo com o equinócio, momento em que o sol incide sobre a linha do Equador.

FERIADOS

 

Após a celebração da Sexta-feira da Paixão, os brasileiros terão ainda os seguintes feriados em 2024:

7 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo;

21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;

1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;

7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;

12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;

2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados;

15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;

25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Autor:Thayná Coelho, DOL. Com informações Edital concursos Brasil

Postar um comentário

0 Comentários