não mexer

header ads

CPI da Enel realiza primeira oitiva do ano na Alece nesta segunda-feira, 11.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia realiza, nesta segunda-feira (11), a primeira oitiva de 2024 no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Foto: Divulgação

Serão ouvidos Heitor Rodrigo Pereira Freire, diretor de Fundos, Incentivo e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); o advogado da OAB/CE, Icaro Ferreira de Mendonça Gaspar; e a senhora Ivamar Pereira de Sousa, sobrevivente de um acidente causado por uma falha da Enel. Também serão votados três requerimentos de autoria do deputado Guilherme Landim (PDT), relator da CPI.

Além da Oitiva, na próxima sexta-feira (15), a Comissão realizará o dia D de mobilização, com o intuito de colher depoimentos de habitantes de municípios do Ceará mais afetados pela Enel. Até o momento, os municípios de Crato, Sobral, Tauá, Orós, Solonópole e São Gonçalo do Amarante confirmaram participação.

De acordo com Fernando Santana, um dos líderes da iniciativa, os próprios parlamentares irão liderar a iniciativa nas regiões em que exercem influência política, o que possibilitaria a criação de uma “grande ação civil pública” contra a distribuidora. “Cada deputado vai à sua região. Realizando audiências para que a gente tenha um documento e possa robustecer o nosso material que já não é pequeno”, explicou Fernando Santana.

O Deputado ressalta também que o objetivo é colher material com base nas demandas apresentadas pela população e fortalecer o trabalho do colegiado. “Nós só podemos fazer ela (Enel) se mudar (do Ceará) ou ela mudar se nós fizermos uma grande mobilização popular e é isso que nós estamos combinando”, comentou o parlamentar.

Postar um comentário

0 Comentários