Admirado por muitos fiéis e candidato a santo no Vaticano, Padre Cícero será tema da escola de samba Unidos de Padre Miguel no Carnaval de 2024. Com o enredo “O redentor do sertão”, a agremiação do Rio de Janeiro planeja contar a vida e os milagres do sacerdote caririense.
Imagem de apoio ilustrativo: Estátua de Padre Cícero, no Horto, em Juazeiro do Norte Crédito: Sara Maia, em 15/9/2011
Vice-campeã da Série Ouro do Carnaval carioca em 2023, a escola decidiu narrar a história de padre devido à devoção dos fiéis, forte ligação com a cidade de Juazeiro do Norte e repercussão mundial dos milagres do cearense.
“O Padre Cícero é uma figura extremamente amada por diversos fiéis no Brasil, e eu diria até mundo afora. A escola decidiu dissertar sobre essa questão dos milagres e não tinha personagem melhor do que o Padre Cícero para a gente caminhar sobre essa temática”, destaca o carnavalesco Lucas Milato, em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.
Para contar a história do homem que influenciou não só a religião, mas também a economia e a política da região do Cariri, a Unidos de Padre Miguel realizou um trabalho minucioso de aprofundamento sobre a vida do sacerdote, como conta Lara Mara, membro da escola.
“A gente cuidou de cada detalhe para que essa história seja contada da melhor forma possível e que seja o mais belo, de uma forma que venha a honrar vocês, todo o povo do Cariri. Que todo devoto de Padre Cícero quando olhar o desfile fiquei feliz de ver uma escola de samba levando toda essa história para a sapucaí”, afirma.
O desfile contará toda a
trajetória de vida e morte do padre, desde o nascimento na cidade do Crato, a
502 quilômetros (km) de Fortaleza, até as romarias que até hoje atraem
multidões ao município de Juazeiro.
Desfile destacará a relação entre fieéis e Padre Cícero
Um dos principais pontos da escola será a proximidade do padre com as gerações caririense, até mesmo nos dias atuais. Conforme Lucas, a escola tem o objetivo de mostrar o sentimento que o público nutre pelo padre a partir de relatos dos próprios fiéis.
“A nossa história é desenvolvida nos sentimentos do povo sertanejo, baseada principalmente nos relatos do povo sertanejo. É óbvio que a gente se atenta à biografia do padre, mas principalmente levando em consideração os relatos do povo aí da região do Cariri”, acrescenta.
A escola da Vila Vintém será a quinta agremiação a desfilar no sábado de Carnaval, segundo dia de apresentações na Sapucaí. Confira horários:
Dia do desfile: Sábado, 10 de
fevereiro
horário do desfile: Previsto
para a meia-noite, entre sábado e domingo de Carnaval
0 Comentários