Nesta segunda-feira (15), as instituições filiadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) concluíram a cessação das transferências por meio do DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos métodos de pagamento bancário mais tradicionais. Essa determinação abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
O método de pagamento deixará de valer a partir desta segunda-feira (15) às 22h da noite.
Em 2024 Doc e Ted serão desativados | ( Reprodução )
Os agendamentos dessa categoria podem ser realizados até as 22h. Conforme informado pela Febraban, a descontinuidade permanente deste sistema está prevista para o dia 29 de fevereiro, sendo essa a data limite para que os bancos processem as transferências já agendadas.
Juntamente com a interrupção do DOC, as instituições também suspenderão a disponibilização da Transferência Especial de Crédito (TEC), uma modalidade de operação restrita a empresas para efetuar pagamentos de benefícios a seus colaboradores.
No momento, o limite máximo para qualquer transação por meio de DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. Não houve divulgação de alterações nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).
No caso do DOC, as transações são processadas um dia após o banco receber a ordem de transferência. Por outro lado, na TEC, a transferência é concluída no máximo até o final do dia em que a ordem foi emitida.
Os prazos para desativação das funcionalidades são os seguintes:
- A prestação dos serviços de transferências por meio de DOC ou TEC aos clientes pode ser realizada até as 22h desta segunda-feira (15).
- Durante o período estipulado, os clientes têm a possibilidade de agendar o envio de DOC ou TEC até 29 de fevereiro de 2024.
- Os bancos encerrarão os
sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC no próprio dia 29 de
fevereiro.
Autor:Thayná Coelho, DOL, com informações Uol
0 Comentários