Candidatos que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) precisam estar atentos à data-limite para encaminhar essa solicitação: o prazo termina na sexta-feira da próxima semana, dia 26 de janeiro. Ou seja, o período para requerer isenção termina antes do prazo geral de inscrições, em 9 de fevereiro. Para todos os candidatos, as inscrições foram abertas nesta sexta-feira (19/01).
Inscritos no CadÚnico, estudantes atendidos pelo Fies e ProUni e doadores de medula óssea estão dispensados do pagamento.
A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação | (Foto: Divulgação )
Estão isentos desse pagamento da taxa de inscrição os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico ); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram doação de medula óssea. Para os demais candidatos, a taxa de inscrição será de R$ 60,00 para vagas de nível médio; e de R$ 90,00 para vagas de nível superior.
O candidato que prestar informação falsa com intuito de usufruir da isenção está, entre outras penalidades, sujeito a cancelamento da inscrição e exclusão do CPNU, se a falsidade for constatada antes da homologação de seu resultado; exclusão da lista de aprovados, se a falsidade for constatada após homologação do resultado e antes da nomeação para o cargo/especialidade; ou declaração de nulidade do ato de nomeação, se a falsidade for constatada após a sua nomeação.
A realização do CPNU é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional).
COMO FUNCIONA
O assessor do Gabinete da
Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico
Operacional do CPNU, Pedro Assumpção Alves, explica que os candidatos aptos a
solicitar isenção da taxa contam com espaço, no ambiente do formulário online de
inscrição, para anexar arquivos comprovando a condição que garante a dispensa
do pagamento (comprovante que foi ou é estudante com bolsa do Fies/Prouni,
assim como declaração de que foi doador de medula, por exemplo).
Autor:Com informações Diário do Pará
0 Comentários