O Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir) lançou durante a pandemia no evento “Quartas Antirracistas” o e-book “Mapeamento da Mídia Negra no Brasil”.
Com o tema “Mídia Negra no Brasil – Implodindo Imaginários” mediado por Naiara Leite, coordenadora de Comunicação do Odara Instituto da Mulher Negra e integrante da comunicação do Fopir, o evento teve como destaque o protagonismo feminino negro e a atuação e papel de mídia negra no pais.
Este mapeamento é fruto de uma ação conjunta e esses dados já tinham sido apresentados ao público ainda em 2019 no seminário Genocídios Contemporâneos: Reagir é Preciso realizado em Belo Horizonte (MG) e que o e-book conta com contribuições fundamentais em artigos de Alane Reis, Edson Cardoso, Gabi Oliveira (De Pretas), Jonas Pinheiro, Larissa Santiago e Rosane Borges.
“Mídias negras são espaços de comunicação social produzidos por pessoas negras que tratam de pautas e temas sobre a vivência das pessoas negras e sobre a luta contra o racismo. Essas mídias podem atingir públicos locais, em contextos comunitários, a níveis estadual, regional, nacional ou internacional. Em se tratando de mídias empresariais, estas precisam pertencer em mais de 50% a empresários negros e os cargos de gestão e coordenação também precisam ser ocupados por pessoas negras”, destacou o Fopir.
Assim, o mapeamento demonstra as mídias negras mais influentes do Brasil e o Blog Negro Nicolau é o único do Ceará a fazer parte das dez mais influentes do país.
Abaixo a lista completa:
1 - Geledés;
2 - CEERT;
3 - Alma Preta;
4 - Site Mundo Negro;
5 - Blog Negro Nicolau;
6 - Revista Raça;
7 - Notícia Preta;
8 - Blogueiras Negras;
9 - Instituto Búzios;
10 - Correio Nagô.
0 Comentários