não mexer

header ads

Setembro amarelo: HRC intensifica cultura de segurança do paciente.

A segurança do paciente, durante a internação, é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.

Para a OMS, o envolvimento do paciente e acompanhantes no cuidado é uma das ferramentas mais importantes para a melhoria da sua segurança, sendo reconhecidos como membros da equipe de saúde. No Hospital Regional do Cariri, os profissionais realizam essa integração comunicando e orientando sobre quaisquer cuidados e procedimentos que venham a ser realizados.  

Durante o trajeto do leito hospitalar até o portão de entrada do HRC, a técnica de enfermagem da unidade, Magali da Silva, repassou as últimas orientações para sua paciente, que acabou de receber alta hospitalar. “Lembre-se de diminuir o consumo de sal e açúcar e tome os medicamentos no horário correto, para não ter mais sustos”. As instruções foram para a aposentada Lúcia Maria, internada na unidade diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

“Apesar de toda a situação da doença, a experiência no hospital foi muito positiva. Fui muito bem atendida. O que mais me surpreendeu foi que a todo momento estava sendo informada do que estava acontecendo comigo. A cada consulta, os profissionais explicaram sobre os procedimentos, que iriam realizar, e sobre os cuidados que eu precisava ter nas horas seguintes”, comentou a aposentada. 

Outra medida importante adotada pelos serviços de saúde é a identificação do paciente que, embora pareça simples, pode desencadear problemas quando não executada de maneira correta.  

“Desde minha entrada no hospital até a alta hospitalar sempre estive com a identificação no meu pulso. Durante as consultas, os profissionais sempre me orientaram chamando pelo meu nome, questionando como estava me sentido, se estava com dores, se conseguia me movimentar. São pequenas ações que fazem toda a diferença, porque vemos ali o cuidado e a empatia com os pacientes”, ressaltou Lúcia Maria. 

Semana de ações 

Ao longo de toda semana, as unidades geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), incluindo o HRC, realizarão blitz e treinamentos educativos para debater a temática com profissionais, pacientes e acompanhantes, onde são debatidos os seguintes temas: higienização das mãos, identificação segura e redução do risco de Quedas.  

Para a Assessora da Qualidade do Hospital Regional do Cariri (HRC), Anne Rafaela, o envolvimento do paciente e da família é uma das estratégias para a eliminação de danos evitáveis nos cuidados de saúde. “Pacientes, familiares e cuidadores têm um papel crucial na segurança do paciente, eles são considerados parceiros em seus cuidados. Quando ocorre esse engajamento, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde”, afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários