não mexer

header ads

Lula confirma Fufuca e Costa Filho como novos ministros.

"Dança das cadeiras e governabilidade". Estas estão sendo as duas palavras dos ministérios de Lula neste primeiro ano de governo. Em busca de mais governabilidade para aprovar reformas vistas como importantes pela equipe, resta distribuir as pastas entre diversos partidos, sobretudo do Centrão. 

André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), ambos do Centrão, assumem respectivamente os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos.

Os novos ministros André Fufuca (à direita) e Silvio Costa Filho (à direita) devem assumir após a chegada de Lula da reunião do G20 | Ricardo Stuckert/PR

O Palácio do Planalto confirmou, nesta quarta-feira (6) os dois novos ministros do governo Lula: André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Ambos os congressistas pertencem ao chamado Centrão. 

Aos 33 anos, Fufuca vai assumir o Ministério dos Esportes, no lugar de Ana Moser. Já Silvio Costa Filho, 41, passa a comandar a pasta dos Portos e Aeroportos, no lugar de Márcio França, que por sua vez, assumirá o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas, desmembrado do Ministério da Indústria e Comércio, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP). 

A decisão se tornou pública após os parlamentares passarem o dia na residência oficial do presidente Lula. No local, eles foram recebidos pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).

 Como ficaram os ministérios? 

- Ministério de Portos e Aeroportos: sai Márcio França (PSB), entra Silvio Costa Filho; 

- Ministério das Micro e Pequenas Empresas: desmembrado para abrigar Márcio França; 

- Ministério da Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin segue comandando a pasta, mas sem as Micro e Pequenas Empresas. 

- Ministério do Esporte: sai Ana Moser (sem partido), e entra André Fufuca. 

 Maior governabilidade 

De olho em uma maior base de apoio no Congresso Nacional, o presidente Lula "abriu mão" dos dois ministérios para abrigar deputados do PP (49) e do Republicanos (41), que somam, juntos, 90 deputados. 

Em vigor 

O Palácio do Planalto divulgou, por meio de nota, as mudanças nas pastas. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas. 

Posse 

A cerimônia de posse dos novos ministros vai ocorrer após a volta do presidente da república da reunião do G20, que deverá ocorrer entre os dias 7 e 10 deste mês.

Autor:Lucas Contente

Postar um comentário

0 Comentários