não mexer

header ads

Câncer está entre as principais causas de mortes nas 2 regiões do CE sem serviço especializado.

Diferentes tipos de câncer estão entre as principais causas de mortalidade no Sertão Central e no Litoral Leste (Região do Jaguaribe) do Ceará. Com a dependência da área de saúde de Fortaleza pela falta de hospitais de alta complexidade para tratamento dos pacientes, os impactos da doença são apontados pelo Governo do Estado entre os principais problemas sanitários locais.

Reprodução

Em ambas as regiões, a primeira causa de mortalidade são as doenças do aparelho circulatório, mas as neoplasias — ou tumores — destacam-se em seguida. Em 2021, ano mais recente disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), houve 709 mortes por neoplasias no Sertão Central. No Litoral Leste foram 644 óbitos. Em ambos os casos, o câncer foi a terceira maior causa de mortes naquele ano.


Em meio a esse cenário, tanto o Sertão Central quanto o Litoral Leste são considerados “vazios assistenciais”, pela falta de serviços especializados para oncologia, e os pacientes precisam se deslocar para realizar atendimento.

DN


Postar um comentário

0 Comentários