não mexer

header ads

Lula e presidente da COP 28 falam de estrutura para o Brasil.

No último dia de Cúpula da Amazônia, em Belém, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da COP 28 Ahmed al-Jaber, para conversar sobre a transição energética e as emergências climáticas do mundo. O encontro aconteceu momentos antes do inicio da programação especial da Cúpula nesta quarta-feira (9). 

Momentos antes de se reunir na Cúpula da Amazônia, em Belém, o Presidente da república falou com Ahmed al-Jaber, dos Emirados Árabes.

Líderes trataram sobre potencial de cooperação em áreas como transição energética entre os assuntos | (Ricardo Stuckert/PR)

O evento que acontece na capital paraense contou com a presença de representantes dos oito países amazônicos (Bolívia, Colômbia, Venezuela, Peru, Guiana, Suriname, Equador, além do Brasil) e de países com grandes porções de floresta tropical como é caso da República do Congo, Congo e Indonésia. Além de representantes da França, Noruega e outras organizações governamentais. 

O Sultão saudou a iniciativa da reunião dos países amazônicos e manifestou a intenção de garantir a Cúpula da Amazônia o maior impacto possível. O presidente Lula reforçou a intenção de garantir que a conferência do clima, assim como ocorreu no evento de Belém, tenha a maior participação possível da sociedade civil no diálogo com os chefes de Estado.  

 

Os dois líderes também trataram sobre o potencial de cooperação entre Emirados Árabes e Brasil em áreas como transição energética e investimentos em infraestrutura. Ahmed al-Jaber trouxe os cumprimentos do presidente dos Emirados Árabes e emir de Abu Dhabi, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e o desejo de aprofundamento das relações entre os dois países. 

O presidente Lula ressaltou que na próxima sexta-feira (11) o Governo Federal vai lançar o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), uma iniciativa que prevê centenas de projetos de infraestrutura em todo o país e que poderá receber investimentos de outros países.

Autor:DOL com informações do Palácio do Planalto

Postar um comentário

0 Comentários