não mexer

header ads

Operação contra fraude no amparo social ao idoso encontra cartões dentro de vaso sanitário, no Ceará.

Uma operação da Polícia Federal encontrou, na manhã desta quinta-feira (25), cartões de benefício social de idosos dentro da bacia de um vaso sanitário de uma casa usada por um grupo suspeito de fraudar auxílios assistenciais de amparo social ao idoso. A Operação Miriade ocorre em Fortaleza e Ocara, no Ceará e na cidade de Luís Gomes no Rio Grande do Norte.

Dez mandados de busca e apreensão são cumpridos pela PF. Armas de fogo e munições foram encontradas junto aos cartões. Um homem foi preso em flagrante por posse ilícita de armas de fogo. O prejuízo aos cofres públicos decorrente da ação criminosa, até o momento, é superior a 14 milhões de reais.

A investigação da PF, com troca de informações com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária (NUINP/CE), apontou indícios de que a organização criminosa investigada é responsável pela falsificação de diversos documentos públicos, tais como certidões de nascimento, identidades e CPFs, para obtenção de benefícios fraudulentos da espécie Amparo Social ao Idoso.

A Polícia Federal informou que as condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas de até 30 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir do material apreendido na operação.

A operação contou com a participação do Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária, do NUINP/CE e da Coordenação–Geral de Inteligência Previdenciária - CGINT do Ministério da Previdência Social. Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal.

A operação conta com participação de 40 policiais federais e 2 servidores do NUINP/CE. O nome Miríade remete ao número indeterminado de benefícios fraudados pelos criminosos. As investigações continuam, com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos. 

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários