não mexer

header ads

Notificações de gripe aviária em avoantes na região deixa população de Santa Quitéria em alerta.

Santa Quitéria está em alerta após notificações de casos suspeitos de gripe aviária surgirem na região. Conforme o diretor de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, em entrevista à imprensa na última quinta-feira (25), foram identificados possíveis casos em avoantes nas cidades de Tamboril e Monsenhor Tabosa. 

Foto: Reprodução

A informação causa alerta aos caçadores e consumidores dessas aves que são migratórias, e percorrem longas distâncias, podendo trazer vírus de outros estados. 

Em programas de rádio e vídeos nas redes sociais, pessoas também relatam características parecidas que podem estar ocorrendo em território quiteriense, de avoantes que não conseguem voar e acabam caindo repentinamente ou que apresentem problemas de saúde evidentes. 

Caso alguma seja encontrada desta forma, além de não consumir as aves afetadas, a Adagri pede que seja acionada imediatamente. É fundamental que a população esteja atenta dos riscos e reporte qualquer ocorrência suspeita, contribuindo assim para o controle e prevenção dessa doença. 

Na segunda-feira (22/05), o Governo Federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por um prazo de 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus. Até o momento, foram confirmados oito casos de Influenza Aviária em Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

Em humanos, os principais sintomas são problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular), incoordenação motora; torcicolo; diarreia e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres. 

A prevenção e o cuidado são imprescindíveis nesse momento. Fica o alerta para que se evite o consumo desses pássaros e que qualquer sinal de alguma doente seja imediatamente comunicado à Adagri. A conscientização e a pronta resposta são peças-chave para mitigar possíveis riscos e preservar a saúde pública e a avicultura local. 

Fonte:A voz de Santa Quitéria 

Postar um comentário

0 Comentários