não mexer

header ads

Imposto de Renda: 1º lote de restituição será aberto quarta.

A Receita Federal anunciou ontem (22) que a consulta para o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será liberada a partir das 10h desta quarta-feira (24).

O pagamento será feito em 31 de maio, mas a lista terá apenas contribuintes que estão na ordem de prioridade. Confira quem será contemplado e como fazer a consulta ao lote.

O pagamento será feito para 4.129.925 contribuintes, sendo que o valor total é de R$ 7,5 bilhões | FOTO: Bruno Cecim/Agência Pará

O pagamento será feito em 31 de maio para 4.129.925 contribuintes, sendo que o valor total é de R$ 7,5 bilhões. A consulta estará disponível no link https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/. De acordo com a Receita, esta será a maior quantia paga em um lote de restituição do Imposto de Renda.

A lista terá apenas contribuintes que estão na ordem de prioridade com a seguinte divisão: idosos com 80 anos ou mais: 246.013 contribuintes; idosos entre 60 e 79 anos: 2.464.031 contribuintes; pessoas com deficiência ou moléstia grave: 163.859 contribuintes; contribuintes com magistério como maior fonte de renda: 1.052.002 contribuintes; quem usou declaração pré-preenchida ou optou pela restituição por Pix: 204.020 contribuintes.

COMO FAZER A CONSULTA

Entre no site da Receita (www.gov.br/ receitafederal) e clique em “Meu Imposto de Renda”

Vá em “Consultar a Restituição”

Informe o CPF, a data de nascimento e o ano-exercício. Por fim, marque o captcha sinalizando que é humano e clique em consultar.

O pagamento será feito na forma determinada pelo contribuinte na entrega da declaração: Pix ou transferência para conta bancária.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: clique aqui, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso não resgate o valor de sua restituição em até um ano, a solicitação deve ser feita pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

VEJA O CALENDÁRIO DAS RESTITUIÇÕES

Haverá mais quatro lotes de pagamento entre junho e setembro, com depósitos no último dia útil de cada mês. A ordem seguirá a relação de contribuintes prioritários e a data de entrega. Cerca de uma semana antes a Receita libera a consulta com os contemplados em cada lote.

A restituição é corrigida pela taxa básica de juros da economia, a Selic. O índice de correção é definido no mês e costuma ser divulgado um pouco antes da data do pagamento.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2023

Lote - Data do pagamento

1º - 31 de maio

2º - 30 de junho

3º - 31 de julho

4º - 31 de agosto

5º - 29 de setembro

PRAZO PARA DECLARAR O IR EM 2023

A entrega das declarações termina às 23h59 do dia 31 de maio. São esperadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações. Em 2022, o fisco recebeu mais de 36 milhões de declarações, acima da previsão inicial de 34,4 milhões.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA?

O documento mais importante é o informe de rendimentos das fontes pagadoras, incluindo o extrato da aposentadoria do INSS. Tenha ainda em mãos ainda outros documentos como recibos médicos, comprovante de saque do FGTS, se foi o caso, documento do veículo, documentação do imóvel, recibos de aluguéis recebidos, entre outros.

Autor:Fernando Narazaki / Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários