não mexer

header ads

Ceará inicia vacinação contra febre aftosa e espera estar livre da obrigatoriedade já em 2024.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa teve início nesta terça-feira (2). Coordenada pelo Governo do Ceará, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), a iniciativa alerta para a necessidade de vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades, o que representa cerca de 2,7 milhões animais em todo o estado. Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas chamou atenção para que criadores apliquem a vacina para ajudar o estado a ficar livre da doença e da obrigação de vacinar seus rebanhos. 

“Já no ano que vem, o Ceará será considerado livre de febre aftosa sem vacinação, desde que façamos nossa parte. Termos um estado livre significa maior facilidade da nossa carne poder expandir sua venda para outros mercados. Por isso, quero chamar todos os produtores para começarmos a organizar a vacinação do nosso rebanho”, enfatizou Elmano de Freitas. 


Elmo Aguiar, presidente da Adagri, explicou que basta o Ceará cumprir mais quatro ciclos de vacinação para ser considerado livre da febre aftosa sem vacinação. “Se aplicarmos as duas doses desse ano, em maio e novembro, e no ano que vem, a gente fica no status de estar liberado da febre aftosa e os produtores não precisarão mais comprar vacinas. Isso é economia, saúde e bem-estar para o Ceará”, pontuou Elmo. A campanha segue até o próximo dia 31 de maio e, além de vacinar seus rebanhos, produtores devem declarar junto à Adagri a vacinação até o dia 15 de junho deste ano. 

O documento pode ser preenchido no site da Adagri ou presencialmente em um dos 40 núcleos da Adagri ou nos escritórios parceiros da campanha, como Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e secretarias municipais de Agricultura. 

No Ceará, a Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento, que envolve operações e metas, tem como objetivo nortear o estado para alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

O coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, reforçou que a ideia do Estado é ampliar ainda mais o percentual de animais vacinados. “Hoje, o criador já entende essa situação, 87% dos criadores vacinaram na última etapa. Esperamos chegar a 90% nesta etapa que estamos começando hoje. Só quem ganha com isso é o criador. As suas porteiras ficam abertas para todo o mundo”, disse o coordenador.

Postar um comentário

0 Comentários