não mexer

header ads

Água chega à estrutura de concreto do Castanhão pela primeira vez em nove anos.

As águas do açude Castanhão, maior reservatório de água da América Latina, chegou à estrutura de concreto do reservatório no fim de semana. Após enfrentar longo período de estiagem, foi a primeira vez que isso aconteceu nos últimos nove anos. 

Nesta segunda-feira (15 de maio de 2023), o açude chega a 31,84% da sua capacidade. O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água. 

A reportagem esteve no açude em 2016 e o cenário onde hoje está com água era de colapso hídrico. O pior momento do Açude Castanhão foi em 22 de fevereiro de 2018 quando estava com volume morto. Seu volume na época estava apenas 2,08%. 

Açude Castanhão em 2016. O cenário era de deserto. Foto: Gioras Xerez 

Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada no município de Alto Santo e constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe. 

Situação hídrica

O Ceará tem atualmente 57 açudes sangrando, conforme dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). 

Com as cheias, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 9,4 bilhões metros cúbicos nesta segunda-feira. A reserva hídrica atual corresponde a 51% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados. 

As regiões de Coreaú e Litoral estão com 98% das suas capacidades de armazenamento. A região do Acaraú está com 93% de armazenamento e o Baixo Jaguaribe é de 100%. 

Já a região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 41,28%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registrou pouco mais de 8% de recarga hídrica. 

Fonte: g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários