não mexer

header ads

Droga que causa "efeito zumbi" preocupa autoridades.

O crescimento da circulação de um certo tipo de droga está preocupando autoridades dos Estados Unidos. Chamada de“supermaconha”, a K9 é uma mistura de produtos químicos industriais com moléculas sintéticas de THC, psicoativo encontrado nas plantas cannabis.

A K9 é uma mistura de produtos químicos industriais com moléculas sintéticas de THC, psicoativo encontrado nas plantas cannabis. A a apreensão da supermaconha no Brasil cresceu 600% somente em 2022.

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas no Estados Unidos (NIDA), a entorpecente causa efeitos adversos, como vômitos, ansiedade extrema, psicose e pensamentos suicidas. | Wirestockc/Envato

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas no Estados Unidos (NIDA), a entorpecente causa efeitos diversos, que vão desde o relaxamento, até vômitos, ansiedade extrema, psicose e pensamentos suicidas.

A K9 é até cem vezes mais potente que a maconha natural, e um dos motivos para isto é o fato de ela ser um canabinoide sintético, uma droga feita em laboratório.

Os fabricantes da droga projetam toda a substância para se parecer com a maconha “tradicional”. Os agentes químicos são inseridos sobre qualquer erva seca, como o capim.

Droga no Brasil


Em São Paulo, a Polícia Militar apreendeu 30 quilos de K9, em Ferraz de Vasconcelos e cerca de 300 porções da droga no centro da capital, no último dia 31 de março.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a apreensão da supermaconha no Brasil cresceu 600% somente em 2022.

Thiago Fidalgo é professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ele afirmou que ainda não há um entendimento total sobre o perigo que a droga pode causar à saúde dos usuários, já que, apesar de parecer com maconha, o entorpecente é muito mais forte.

“Age em alguns locais do cérebro que são os mesmo da maconha, mas de forma diferente. É semelhante, mas não é a mesma coisa”.

De acordo com o NIDA, os principais efeitos dos canabinoides sintéticos são:

· Relaxamento

· Percepção alterada dos objetos e condição à volta

· Sintomas de psicose - pensamento desordenado, sem vínculo com a realidade

· Ansiedade extrema

· Confusão

· Paranoia - desconfiança extrema em relação aos outros

· Alucinações - sensações e imagens que não são reais.

Ainda segundo o NIDA, a droga causa uma espécie de “efeito zumbi”, que vem da confusão mental registrada nos usuários, os quais passam a ter uma visão alterada da realidade.

Há diversos registros de pessoas que passaram mal ao utilizar a droga e precisaram ser levadas ao pronto-socorro. O NIDA revela os principais sintomas registrados nos pacientes:

· Batimentos cardíacos acelerados

· Vômitos

· Comportamento violento

· Pensamentos suicidas.

.

A K9 vicia?

· Sim, canabinoides sintéticos podem ser viciantes, segundo informações do NIDA. Os sintomas de abstinência são:

· Dores de cabeça

· Depressão

· Ansiedade

· Irritabilidade.

·

Dá para ter overdose com canabinoides sintéticos?

Sim. Overdose é quando o uso de drogas em quantidade elevada leva a reações perigosas, com sintomas graves. O abuso de K9 pode causar:

· Intoxicação

· Pressão sanguínea elevada

· Menor fluxo sanguíneo no coração

· Danos aos rins

· Convulsões.

Autor:Bruno Menezes com informações do Brasil Urgente

Postar um comentário

0 Comentários