não mexer

header ads

Tubarão de 11,6 metros é rebocado após encalhar no ES.

A carcaça de um tubarão-baleia, maior peixe do mundo, que foi encontrada na manhã da última segunda-feira (27), no Canal de Vitória, é da espécie Rhincodon typus. Trata-se de uma fêmea de 11,6 metros e peso estimado em 12 toneladas.

Segundos especialistas, o animal, da espécie Rhincodon typus, é uma fêmea de 12 toneladas.

Animal é de espécie considerada a maior entre os peixes. As baleias são mamíferas | Foto: Divulgação/Instituto Orca

De acordo com informações do Instituto Orca, o animal gigante apareceu morto na baía de Vitória e depois foi rebocado para Vila Velha, no Espírito Santo, onde exames foram realizados por biólogos para identificar possíveis causas da morte, doenças ou contaminação.

Ao final da necropsia, o tubarão será enterrado em local apropriado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha.

Segundo o biólogo Daniel Motta, o tubarão-baleia é o maior peixe do mundo e tem hábitos migratórios e oceânicos, principalmente em ilhas oceânicas.

"Temos como exemplo o arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha. No Espírito Santo, esse é o quarto registro da espécie", destaca.

"São animais dóceis e se alimentam como muitas baleias, nadando de boca aberta e se alimentando de pequenos animais que vivem na coluna d’água", explica o especialista.

Ainda segundo o Instituto Orca, o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos, borrachas, comuns nos lixos oceânicos.

Até o momento não foi identificada nenhuma marca que possa sugerir emalhe em equipamentos de pesca ou atropelamento por embarcação.

Autor:Marli Portilho- DOL


Postar um comentário

0 Comentários