não mexer

header ads

Panela de pressão explode e mata mulher. Saiba como evitar!.

Um dos utensílios de cozinha mais usados pelas donas de casa e, também, mais perigosos, caso não utilizado corretamente, é a panela de pressão. O objeto deve ser utilizado tomando alguns cuidados. Acidentes com a panela são frequentes. Nesta semana, uma mulher morreu após uma panela de pressão explodir dentro de uma na cozinha de uma churrascaria em São Paulo.

A panela de pressão é um dos itens mais usados pelas donas de casa na hora de cozinha. Porém, é preciso de atenção para evitar acidentes.

Manuseio inadequado na panela de pressão pode provocar acidentes fatais. | ( Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Confira 8 erros com a panela e a segurança


- Encher demais a panela

Como o nome já diz, a panela de pressão funciona acumulando pressão. Isso acontece porque a água dos alimentos evapora e o gás pressiona seu interior e isso causa um aumento de temperatura. Com isso, acontece a aceleração do cozimento. Se você colocar alimentos demais, o ar fica com menos espaço e isso pode ser fatal.

"O vapor poderia sair da panela carregando líquidos ou pedaços de alimentos e isso pode causar o entupimento na válvula (peça que fica na tampa da panela), algo muito perigoso, pois faz com que a pressão no interior da panela ultrapasse o máximo permitido e cause uma explosão", ensina o engenheiro João de Sá Brasil Lima, ao portal Nossa UOL.

Segundo ele, a quantidade de água e alimentos máxima não deve ultrapassar dois terços da panela. "Para uma panela de 4,5 L, é recomendado preencher a panela com até 3 L de água, contando com o alimento em seu interior e vale destacar também que os fabricantes possuem em suas instruções de uso as orientações com relação aos limites estabelecidos de preenchimento de água e alimentos em geral", frisa.

Cuidado com a proporção entre água e alimento

No cozimento com pressão, é importante ter água, e não deve ser pouca. "É como o feijão, se encher a panela de grãos e colocar pouca água, ele não vai cozinhar. Ele precisa de maior quantidade de água para hidratar e criar o caldo", explica o chef Elzio Callefi, ao portal.

Normalmente ele recomenda uma proporção de 50:50, isso permite que tenha água para vaporizar e cozinhar. Com cuidado para não ultrapassar o limite da panela. Caso a comida esteja mais alta do que isso, o recomendado é não fazer com que a água ultrapasse e retire mais um pouco do alimento antes de fechar o objeto e ligar o fogo.

Não obedecer o tempo estipulado pela receita

Não obedecer o tempo certo pode causar problemas no resultado final da sua receita, algo que quem cozinha quer evitar. “O erro mais comum que a maioria das pessoas comete é contar o tempo de cozimento a partir do fechamento da panela. Sendo correto que este tempo seja marcado quando a panela entra em pressão e começa a chiar", explica Rosso.

Deixar a comida em um tempo menor pode causar retrabalho, já que nesse processo será preciso esperar o vapor todo sair para então abrir e ver que precisava de mais uns minutinhos no fogo. Por outro lado, esquecer a panela no fogo não só prejudica a textura do alimento, como aumenta o risco de acidentes.

É importante ressaltar que não se deve jamais elevar o pino da tampa com as próprias mãos, pois o vapor quente deve sair por conta própria, por ser extremamente quente e isso pode provocar queimaduras.

Começar com a chama baixa ou seguir com ela alta o tempo todo

O fogo da panela de pressão só será importante para o processo de formação de vapor, quanto mais alto o fogo, mais rápido ela pegará pressão.

Depois disso, a temperatura interna fica estável, então você pode manter a chama apenas baixa. O fogo alto só faz com que saia mais vapor de dentro da panela, o que pode ser mais assustador. Isso também faz o líquido ser consumido mais rápido, o que depois pode levar a comida a queimar precocemente.

Abrir a panela no momento errado

Abrir a panela enquanto ainda há pressão ali dentro é muito perigoso. O primeiro passo é observar se ainda está saindo gás pela válvula: isso significa que ainda tem pressão lá dentro.

Não limpar direito

Após o uso, é importante que a panela seja limpa corretamente, principalmente o orifício da tampa por onde sai o vapor. É importante garantir que ele não esteja entupido com algum resto de alimento, pois no próximo uso isso pode impedir que o vapor saia da panela e cause um acidente.

Outro item que merece uma limpeza cuidadosa é a borracha de vedação. Após a limpeza é importante verificar se ela está encaixada corretamente. Troque o anel da borracha a cada 6 meses.

4 pontos a se considerar na escolha da panela de pressão

- Material (alumínio ou aço inoxidável)

- Panela com dispositivos de segurança

- Volume ideal ( Modelos de 2,5 litros a 3 litros são indicados para duas pessoas. Modelos a partir de 4,5 litros servem bem até quatro pessoas)

- Panelas com ajustes de pressão

- Panela de pressão elétrica (por serem mais seguras)

Com informações da Nossa UOL

Postar um comentário

0 Comentários