não mexer

header ads

Lula aprova cota de 30% para negros em cargos de confiança.

Nesta terça-feira (21) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um decreto que reserva às pessoas negras (pretas e pardas) percentual mínimo de 30% na ocupação em Cargos Comissionados Executivos (CCE) e Funções Comissionadas Executivas (FCE) na Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O anúncio foi feito durante evento de lançamento do pacote de medidas do governo para a promoção da igualdade racial.

Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva | ( Marcelo Camargo/ Agência Brasil)


Durante o discurso, o presidente ressaltou que vai fazer valer a democracia, e por isso o novo decreto é de extrema importância. “Muito se falou sobre democracia nesses últimos anos, em que ela esteve efetivamente ameaçada. A verdade é que nenhum país do mundo será uma verdadeira democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ou não ao longo da vida” Disse Lula.

A medida tem por objetivo iniciar o processo de fortalecimento das ações afirmativas de igualdade racial pelo governo federal, por meio da valorização da diversidade racial nos cargos da Administração Pública. O Decreto incentiva a presença de pessoas negras nos espaços decisórios e de liderança, considerando seu papel na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para todos os segmentos da sociedade.

Considera-se pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que possuem traços fenotípicos que as caracterizam como de cor preta ou parda. O Decreto estabelece o prazo de até 31 de dezembro de 2025 para que a Administração Pública alcance os percentuais mínimos de reserva de vagas estipulados pelo normativo.

Autor:Com informações Governo Federal

Postar um comentário

0 Comentários