não mexer

header ads

Dia do Padroeiro: Ceará, a fé do teu povo se chama José.

O laço de São José com os cearenses não é algo novo. Não à toa ele é o santo a quem se recorre na falta d’água, a quem se pede que a colheita seja proveitosa, por quem o cearense tem fervorosa devoção e acredita que ele pode tornar possível as coisas humanamente impossíveis, como diz a oração.

São José com o Menino Jesus nos Braços, obra de Guido Reni  (1635)

A cada 19 de março, o coração do sertanejo e do agricultor bate mais forte e se renova a esperança pela fartura que há de vir pelo plantio, pela expectativa de um bom inverno e pela confiança de graças derramadas em forma de chuva. Reza a tradição cristã que quando o feriado do padroeiro do Ceará é dia de chuva, a colheita virá boa.

José é nome de fé. É santo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, dos carpinteiros e da família. De um sertanejo que canta suas graças alcançadas a um devota que desde a infância deposita sua confiança nele, são muitas as histórias que podem explicar a inabalável confiança de um povo em seu padroeiro.

A mesma fé que vem da infância …

A devoção a um santo por vezes, vem desde a infância e se faz presente na história da própria pessoa. Dona Maria José de Oliveira nasceu no 19 de março, dia de São José, e carrega o nome do santo em seu nome.

Ela conta que sua devoção ao padroeiro do Ceará é quase como uma amizade, diante do tanto ela quer bem. “Minha relação com São José foi conhecer mais a sua vida. Descobri toda a sua trajetória como patrono da Igreja Católica e também dos trabalhadores por ter sido carpinteiro, onde esse ofício ele ensinou a Jesus”, conta.

Dona Maria José diz também que sua devoção pelo padroeiro é forte pelo seu exemplo de integridade e obediência a Deus. Segundo ela, temos de venerá-lo porque ele merece toda a honra e glória pelo homem que ele foi como pai de Jesus e como esposo de Maria.

Seu Moacir dos Santos, 58, também carrega uma devoção de infância consigo. O agricultor, que vive na localidade de Baixio, em Croatá, na Região da Ibiapaba, diz que sua devoção a São José vem desde muito novo e até hoje carrega consigo a fé no pai dos agricultores.

Ela conta que espera que o mês de março tenha bom volume de chuvas. “ stá nas mãos de Deus. Não espero fartura porque ainda vamos esperar pra ver como vai ficar nos próximos meses. Mas com fé em Deus e São José, vai ser uma coisa muito boa”, comenta esperançoso.

“(Eu) Me apego muito a ele, sempre converso com São José e considero ele nosso avô! Da minha parte, eu penso muito nele e (rezo) pela intercessão dele, peço as bênçãos”, relata.

…É também de um sertanejo que vive de graças

Para os católicos, São José é exemplo de pai, de esposo e de trabalhador. Humilde carpinteiro e modelo de fé. Seu José Ferreira há dez anos tem uma "forte amizade" com o padroeiro do Ceará. Morador de Monte Horebe, em Canindé, ele conta que se libertou do alcoolismo suplicando graça ao seu fiel intercessor.

“Hoje eu vivo no Interior, sou agricultor, e agradeço muito a devoção que eu tenho por ele. Tenho certeza que hoje eu sou uma pessoa totalmente diferente do que eu era antes, e em agradecimento à gloriosa bênção que São José me deu, cheguei a gravar uma música para São José”, conta emocionado.

A música “São José, o Sertanejo” traz em cada verso a história de um agricultor que pede chuva para seu pedaço de chão. Com voz trêmula e emocionada, ele canta sua fé com com o refrão “São José, São José, abençoa o nosso Canindé. São José, José, nosso bom intercessor ele é”.

“O nosso sertão é abençoado por São José, graças a Deus! Eu só tenho a agradecer, só a agradecer! Viva São José”, exclama.

Boa chuva no dia do santo é sinal de fartura

“Se chove no dia de São José, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta”, diz a tradição. Assim, o coração do cearense palpita mais forte cada vez que chega o mês de março, tradicionalmente o de maior volumes de precipitação no Estado.

De acordo com o calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, até o dia 17 de março choveu 135,9 mm, cerca de 33% a menos do que o normal para todo o mês. O volume das chuvas é considerado em torno da média quando os índices se estabilizam entre 172,8 mm e 241 mm no mês que, tradicionalmente, tem o maior índice pluviométrico do Ceará. Caso a tendência atual seja mantida, a média histórica será atingida.

Assim, para este dia 19, a prece continua! "Valei-nos São José”! Por uma boa chuva, pela fartura, pelo bom inverno, pelas bênçãos, graças e pela sorte de uma boa colheita.

Publicado originalmente no portal O Povo Online

Por Gabriela Monteiro

Postar um comentário

0 Comentários