não mexer

header ads

Ceará tem chuvas de até 155 milímetros; previsão é de mais precipitação.

A Grande Fortaleza amanheceu nesta sexta-feira (14) com forte chuva. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), todas as macrorregiões do Ceará deverão receber precipitações até o próximo domingo (5). 


As chuvas deverão concentrar-se durante a madrugada e manhã em áreas do litoral e sul do Ceará. Já nos períodos da tarde e da noite, sobre o interior.

 As precipitações esperadas têm relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a efeitos locais, como brisa, relevo, temperatura e umidade.

 A temperatura máxima para Fortaleza prevista é de 29 °C e a mínima de 25 °C. A umidade mínima será de 95%.

Choveu em cerca de 95 municípios do Ceará entre as 7h de quinta (2) e as 7h desta sexta-feira (3), segundo dados da Funceme. Os dados serão atualizados no decorrer do dia pelo órgão. 

Neste intervalo de 24 horas, os principais acumulados aconteceram no Litoral-Leste, Maciço de Baturité e Sertão Central. As cidades que mais receberam precipitações foram Beberibe (155 milímetros), Maranguape (125 milímetros), Cascavel (130 milímetros), São Gonçalo do Amarante (95 milímetros), Quixeramobim (94 milímetros) e Redenção (78 milímetros).

Previsão para os próximos dias:

Sexta-feira (3): Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Sábado (4):Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Domingo (5):Céu variando de nublado a parcialmente nublado, com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. 

ALERTA DE CHUVAS INTENSAS: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta sexta-feira aviso de chuva intensa com ventos fortes em todo território cearense. O aviso laranja termina no fim da manhã desta sexta. 

Situação hídrica: O Ceará tem cinco açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o estado tem 12 açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%. 

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,70% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 46,02%. Já o Banabuiú se encontra com 8,96%. 

G1 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRANDE GUERREIRO AÇUDE ORÓS

 Açude Orós nesta sexta-feira 03/03/23 

Cota: 194.37m

Volume: 1.103.319.630m³

Percentual: 56.85%

Para sangrar: 5m 15cm

Aumentou 24h: 0

Aumentou 2023: 48cm 

Fonte: DNOCS

Postar um comentário

0 Comentários