não mexer

header ads

Açude Acarape do Meio, em Redenção, é o sétimo reservatório a sangrar no Ceará.

O Açude Acarape do Meio, no município de Redenção, na Grande Fortaleza, sangrou na terça-feira (14), segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o Ceará possui atualmente sete reservatórios com 100% do volume.

O último a sangrar foi o Açude Itapajé, na cidade do mesmo nome, a 125 km da capital. Os últimos cinco açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram o Rosário, Caldeirões, Tijuquinha, Germinal e Altoneira.

O estado tem 68 reservatórios com volume inferior a 30%.

O Açude Acarape do Meio (Barragem Eugênio Gudin) foi o primeiro sistema a abastecer a cidade de Fortaleza. Ele foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Com início da construção em 1909, o açude sofreu paralisações e modificações no projeto original e só foi finalizado em 1924. Ele está localizado em Redenção, a 75km da capital, cujo reservatório tem capacidade de acumular 34.1000.000m³ de água. 

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,66% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 45,89%. Já o Banabuiú se encontra com 8,92%. 

O estado tem 68 reservatórios com volume inferior a 30%.

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários