não mexer

header ads

Trabalhadores do Nordeste têm maior índice de satisfação com a vida, aponta pesquisa.

O Nordeste é a região com maior grau de satisfação com a vida no Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) divulgada nesta quarta-feira (15).


A pesquisa aponta que o Nordeste que o índice de satisfação com a vida é 7,6; a média do país é 7,2. O resultado sugere que a percepção subjetiva de bem-estar na região é determinada por outros fatores além do trabalho, já que a região tem "grande insegurança de renda" e "alguma insatisfação em questões trabalhistas importantes".

"Esse quesito mostra - por ter uma alta taxa de desemprego, de pessoas desalentadas, pessoas fora do mercado de trabalho, historicamente essas taxas são mais altas que a média nacional -, isso pode sugerir que as pessoas, só em ter uma ocupação no mercado de trabalho, já traz uma satisfação muito grande", explicou Rodolpho Tobler, da equipe técnica da pesquisa.

"A gente imagina que as outras regiões têm uma taxa maior de insatisfação, por ter um mercado mais dinâmico. Aqui a gente percebe que a pessoa empregada já tem um índice de satisfação", completou.

Satisfação com o trabalho

O Nordeste é a segunda região onde as pessoas estão satisfeitas com o trabalho, com 77,5%. A região Sul aparece em primeiro lugar com 83,5%.

Apesar com a satisfação no trabalho, trabalhadores da região Nordeste reclamam da alta carga horária e relatam problemas de produtividade na região, como também da remuneração baixa. No Nordeste e, também, no Norte do país, é observada maior reclamação por insegurança por ser um trabalho temporário, reforçando novamente a questão de maior vulnerabilidade na região. 

Por Gioras Xerez, g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários