não mexer

header ads

Rússia analisa proposta de paz de Lula para guerra na Ucrânia feita por Lula.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, disse nesta 5ª feira (23.fev.2023) que Moscou está analisando a proposta de paz feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para finalizar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Durante encontro com Joe Biden, Lula (foto) sugeriu criar grupo de países para atuar como negociadores para acabar com conflito na Ucrânia

“Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada [da guerra] na Ucrânia” disse Galuzin em entrevista a Tass, agência estatal russa. 

O diplomata também enfatizou a importância da visão do Brasil no conflito e disse que “a Rússia valoriza a posição de equilíbrio do Brasil na atual situação internacional” mesmo com a pressão dos Estados Unidos.

Em 30 de janeiro, Lula negou o envio de munições para a Ucrânia. Afirmou que “o Brasil não tem interesse em passar munições para que elas não sejam utilizadas na guerra”.

Depois, em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 10 de fevereiro, apresentou a ideia de criar um grupo de países para ajudar a negociar o fim do conflito.

Apesar de dizer que a Rússia está analisando a proposta, Galuzin afirmou que uma possível negociação de paz só acontecerá se a Ucrânia aceitar se render.

“Se o Ocidente e Kiev quiserem se sentar à mesa de negociações, devem primeiro parar de bombardear as cidades russas e depor as armas. Depois disso, será possível conduzir uma discussão com base em novas realidades geopolíticas”, disse.

Poder 360

Postar um comentário

0 Comentários