não mexer

header ads

Lula encerra primeiro mês de governo com 52% de aprovação e 39% de reprovação.

O primeiro mês de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aprovado por 52% dos entrevistados na pesquisa Poder Data, realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro e publicada na manhã desta quarta (1). O número está praticamente estável há três meses e levemente acima da votação que o elegeu nas urnas, com 50,9% dos votos.

A pesquisa revelou, ainda, que 39% dos entrevistados desaprovam a nova gestão, e 9% não souberam responder.

Pesquisa do Poder Data mostra que aprovação de Lula segue estável e próxima da votação que o elegeu em outubro do ano passado.| Foto: Sedat Suna/EFE

Segundo o levantamento, a aprovação de Lula é a mesma máxima atingida por Jair Bolsonaro (PL) em um dos levantamentos realizados durante a pandemia da Covid-19, em meados de agosto de 2020. No entanto, a desaprovação do governo Lula é maior do que a do ex-presidente no período - Bolsonaro atingiu, na época, 27%.


A apuração do Poder Data mostra, ainda, que a expectativa pelo desempenho do governo Lula na comparação ao do ex-presidente também segue em estabilidade, com 51% acreditando em uma gestão melhor e 33% pior. Outros 9% esperam um governo da mesma qualidade.

Os moradores das regiões Sudeste e Nordeste são os mais otimistas pelo desempenho do governo Lula, com 56% e 55%, respectivamente. Já os do Centro-Oeste são os mais pessimistas, com 59%.

De acordo com a análise do Poder Data, os números indicam que a avaliação tanto de Lula como de Bolsonaro segue polarizada no mesmo patamar visto durante a eleição, mesmo com os acontecimentos vistos neste começo de ano, como a invasão às sedes dos Três Poderes.

A pesquisa ouviu 2,5 mil pessoas por telefone em 288 municípios dos 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários