não mexer

header ads

Foliões aproveitam carnaval em cidades cearenses.

2023 está sendo marcado pelo primeiro período de carnaval livre desde a pandemia de covid-19, iniciada em 2020, que fez com que os festejos que fazem parte da cultura brasileira fossem suspensos em diversas localidades. Nesse contexto, a volta dos corredores da folia tem atraído multidões para cidades que garantiram a presença de grandes nomes da música nacional para agitar os blocos de carnaval. Em Aracati, por exemplo, a expectativa da Prefeitura é que o município receba no mínimo 400 mil pessoas por dia durante as noites das principais atrações, porém, a partir de domingo, 19, esperava-se que o número alcançasse os 410 mil. A gestão estimou ainda, uma ocupação hoteleira de 95%. 

Foto: Reprodução/Prefeitura de Aracati

A cidade, que fica a aproximadamente 150 km de Fortaleza, já recebeu entre a sexta-feira, 17, e a segunda-feira, 20, nomes como Nattan, Zé Vaqueiro, É o Tchan, Xand Avião, Pabllo Vittar e Solange. A programação também contempla os artistas locais, sendo 60% da lista composta por eles. Alethea Miranda reside em Fortaleza e conta que escolheu Aracati para passar o carnaval devido às diversas opções de escolha para lazer. “Sempre tem três opções de carnaval: Majorlândia; Canoa Quebrada, que também fica bem agitada e legal; e tem a opção de Aracati à noite, que é o principal. Tem opções para todos os gostos”, detalha.

De acordo com ela, a experiência tem sido agradável. “A gente gosta e já tem o costume de ir. Nunca aconteceu nada em aspecto de violência, sabemos que existe, mas tomamos nossos cuidados e está sendo favorável como sempre foi, por isso a gente volta”, pontua. A estudante Beatriz Fajardo também escolheu Aracati como destino de carnaval, porém, por questões de trabalho, ela preferiu ir para os shows e voltar para Fortaleza no mesmo dia. “Sempre tive curiosidade de conhecer o carnaval do interior, no caso Aracati. É um carnaval sempre muito comentado e de grande porte. Então, surgiu uma oportunidade e, diante da falta de planejamento, essa foi a melhor forma: um bate e volta”, conta.

Fajardo ressalta a presença da polícia durante o carnaval em Aracati, embora tenham existido episódios de insegurança. “Estava bem policiado, com estrutura de entrada e saída do corredor. Muita música, gente animada e incentivo ao comércio local”, detalha. Porém, um ponto desagradável da experiência para ela foi a falta de espaço para estacionamento. “A cidade não consegue comportar estacionamento a todos que chegam e isso é um ponto negativo no bate e volta”, opina. Mesmo assim, a estudante defende que a festa em Aracati deixa um “gosto de quero mais” e uma vontade de conhecer o evento com maior profundidade em uma oportunidade futura. “Acredito que viver o carnaval de Aracati por mais de uma noite deva transmitir ainda mais a experiência do carnaval”, afirma.

Alguns artistas renomados, inclusive, escolheram performar diferentes cidades cearenses durante o carnaval. O cantor Zé Vaqueiro, por exemplo, também fez show em São Benedito e em Beberibe. Neste último, a apresentação foi interrompida após disparos de arma de fogo serem ouvidos.

Durante o fim de semana, a cidade de Barbalha voltou a receber o desfile das escolas de samba após dois anos. Quatro agremiações participaram do retorno que teve como objetivo justamente comemorar a possibilidade de desfilar novamente após o período sem eventos devido à pandemia. Para quem gosta de um carnaval mais tranquilo, em Guaramiranga, segue acontecendo até hoje, 21, o 24º Festival Jazz e Blues. Além dos shows que aconteceram na estrutura montada chamada de “Cidade do Jazz”, houve também opções de oficinas gratuitas e bate-papos.

Fortaleza

Até o fim do período carnavalesco, 38 agremiações terão passado pela Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza, para apresentações de maracatu,  além de diversos blocos espalhados por diferentes bairros. O custo de realizar uma viagem e a programação diversa, acabaram fazendo com que muitos fortalezenses optassem por permanecer na capital. “Eu achei muito legal a programação, achei que estava valendo a pena ficar aqui”, conta a estudante Ana Júlia Lima. De acordo com ela, até o momento, os locais de festejos não passaram sensações de insegurança e nem estavam superlotados. “Não vi briga, não vi desorganização e achei muito tranquilo até agora”, relatou.

Há diferentes pólos recebendo festas em Fortaleza, entre eles o Aterrinho da Praia de Iracema, o Benfica, o Passeio Público e o Mercado dos Pinhões. Antecipadamente, a Prefeitura divulgou que 696 agentes estão distribuídos nos principais pontos de folia da cidade. “Nosso guardas estarão atuando desde antes do início dos festejos, dando suporte às equipes, até o final, garantindo que o público tenha um trajeto seguro para sua residência”, disse o Inspetor Marcílio Távora, diretor geral da Guarda Municipal.

Por Yasmim Rodrigues

Postar um comentário

0 Comentários