não mexer

header ads

Disque-Censo dá suporte à finalização do recenseamento no Ceará.

Tendo iniciado no Ceará no dia 19 de dezembro, o Disque-Censo está agora em sua reta final, juntamente com os próprios trabalhos do Censo Demográfico 2022. O serviço, que se estenderá até o dia 20 de fevereiro, tem facilitado o encerramento dos trabalhos censitários e garantido a cobertura e qualidade da coleta nos municípios do estado.

Desde a introdução do Disque-Censo no estado, a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE) tem promovido a divulgação do serviço nas diversas frentes possíveis. De matérias na imprensa a distribuição de panfletos, o telefone 137 tem sido anunciado como mais uma opção para alcançar aquelas pessoas que por algum motivo não tenham sido entrevistadas pelos recenseadores na coleta regular do Censo Demográfico.

“O IBGE abriu o Disque-Censo pensando nas pessoas que estavam ausentes ou se recusaram a responder. Se o domicílio já tiver sido georreferenciado, é possível fazer a entrevista por telefone mesmo”, explicou o Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, em entrevista ao vivo do programa Condomínios, veiculado pela rádio Jangadeiro Band News em Fortaleza. 

A participação foi no dia 17 de janeiro, a convite do presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Ceará (ADCONCE), Marcus Melo, que apresenta o programa juntamente com a jornalista Kamilla Vasconcelos. Na oportunidade, foi apresentada a novidade do recenseamento via Disque-Censo, com foco no público que reside em arranjos condominiais.

Já no dia 6 de fevereiro, foi realizada mais uma ação de divulgação do Disque-Censo, desta vez na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges. Recebidos pela diretora da unidade educacional, Mary Vânia Teixeira Praciano, e pelos demais coordenadores pedagógicos, os Coordenadores de Área do Censo em Fortaleza, Theo Levi Sales e João Batista Canário fizeram a entrega de material de divulgação para ser distribuído entre os estudantes e professores.

A ideia de ir às escolas públicas e particulares, originalmente concebida pela Coordenadora Técnica do Censo no Ceará, Ana Eugênia Ribeiro, visa a conscientizar a classe estudantil e, consequentemente, suas famílias sobre a importância de que toda a população seja recenseada. Fortaleza e outros municípios da região metropolitana são os principais alvos da ação, já que estão com a coleta ainda em andamento e também registram taxas de recusa e ausência dos moradores acima da média do estado. A perspectiva é de que mais escolas sejam visitadas pela equipe até o encerramento do Disque-Censo. 

Leia a notícia completa em: https://censo2022.ibge.gov.br/noticias-por-estado/36294-disque-censo-da-suporte-a-finalizacao-do-recenseamento-no-ceara

 

Clique aqui para mais notícias sobre o Censo Demográfico 2022 no Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários