não mexer

header ads

Desembargador Abelardo Benevides toma posse na Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará.

O desembargador Abelardo Benevides Moraes tomou posse ontem (31/01) na Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o biênio 2023-2025. Na mesma solenidade, o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto e a desembargadora Maria Edna Martins foram empossados como vice-presidente e corregedora-geral da Justiça, respectivamente. O ato solene ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares.

O presidente Abelardo prometeu melhoria na qualidade e celeridade da prestação jurisdicional, com o acompanhamento adequado da Gestão (Foto: Reprodução/TJCE)

O novo presidente assume o cargo em substituição à desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que presidiu o Poder Judiciário no biênio 2021-2022. Em seu discurso, Abelardo Benevides Moraes ressaltou que deseja manter a parceria e a boa relação com todos que compõe a Justiça, buscando gerar um sentimento de identificação e pertencimento.

“Nossa energia e nossos investimentos estarão voltados, prioritária e inarredavelmente, ao incremento da jurisdição, atividade-fim, e principal razão de existir do Poder Judiciário. Sua excelência, o processo!”, afirmou o novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, durante discurso de posse para a Gestão do biênio 2023-2025. O magistrado disse estar “pleno, cheio de disposição e de vontade para contribuir”.

Natural de Mombaça, na Região do Sertão Central, o chefe do Judiciário cearense, que atua há 38 anos na magistratura, dos quais 16 como desembargador, destacou que, já nos próximos dias, com base nos estudos realizados durante o período de transição, e observada a crescente demanda processual, vai assegurar o aumento da força de trabalho no Primeiro e Segundo Graus, promovendo melhoria na qualidade e celeridade da prestação jurisdicional, com o acompanhamento adequado da Gestão. “Vamos ofertar a estrutura necessária e contar com a efetiva contribuição de todas e todos, notadamente quanto ao cumprimento das metas institucionais e à presença física da magistratura nas comarcas e varas”.

O novo dirigente do TJCE também reforçou que a Gestão vai focar, “a todo o tempo, nas melhorias estruturais das condições de trabalho e procurará, mais e mais, valorizar servidores e magistrados, sem olvidar o mérito de cada um. O fortalecimento do teletrabalho, benfazejo para a Instituição e para a qualidade de vida de seus agentes; e o incremento dos atos processuais por meio remoto, hoje uma realidade sem volta, que tem trazido diversos benefícios, inclusive na produtividade e economicidade, serão regulamentados observados os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.


Ainda durante o discurso, o presidente do TJCE disse que a Gestão investirá no diálogo constante e produtivo com o CNJ, os Tribunais Superiores e demais instituições do Sistema de Justiça: o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia, por meio da Ordem dos Advogados do Brasil. 

“Os propósitos comuns, que são muitos, nos conduzem à agregação e à construção coletiva. E não o contrário. Do mesmo modo, pretendemos estreitar a interlocução com entidades e representantes da sociedade, tal como previsto no nosso Plano Estratégico. Superar definitivamente o insulamento [isolamento]. O Judiciário pode e deve ouvir e ser ouvido nos diversos colegiados estatais que buscam a defesa dos direitos humanos, dos direitos dos encarcerados, da pessoa idosa, das pessoas com deficiência e de crianças e adolescentes, e o combate à tortura e à violência (notadamente a de gênero)”.

Por fim, o desembargador reforçou o comprometimento com a população e colaboradores da Justiça. “Minhas últimas palavras constituem renovação de compromisso pessoal com a sociedade, demais agentes públicos, os jurisdicionados, colegas magistrados, servidores, a academia e demais operadores do Direito”.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do governador do Ceará, a vice-governadora do Estado, Jade Afonso Romero; presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; comandante da 10ª Região Militar, general André Luiz Ribeiro Campos Allão; vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Ferreira Rolim; vice-presidente e corregedor-geral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; presidente do TRT-7ª Região, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia; desembargador Federal Roberto Machado; procurador-geral da Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; vice-presidente da OAB-CE, Cristiane do Vale Leitão; e defensora pública-geral do Estado, Elizabeth Chagas.

 Com informações Assessoria de Comunicação do TJCE


Postar um comentário

0 Comentários