não mexer

header ads

Ceará inaugura primeira delegacia contra crimes por discriminação racial, religiosa ou de orientação sexual.

O Ceará inaugurou a primeira delegacia contra crimes por discriminação racial, religiosa ou de orientação sexual (Decrim). A unidade especializada da Polícia Civil aconteceu nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, data estadual de combate à transfobia.

“Respeito, tolerância e amor ao próximo! A partir desta quarta-feira, os cearenses contam com a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)”, publicou o governador Elmano de Freitas, nas redes sociais.

A celebração do dia 15 de fevereiro como Dia Estadual de Combate à Transfobia acontece, inclusive, a partir de um projeto criado pelo governador, à época em que ele era deputado estadual.

“A nova delegacia vai investigar os casos de preconceito e discriminação baseadas em leis que já existem, mas que passarão a ter um olhar especial do Estado, como casos de racismo, LGBTfobia ou de intolerância religiosa”, explicou Elmano.

A delegacia vai funcionar dentro do Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo (Cefisp), onde também funciona o Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, espaço ligado a SPS, que oferece acolhimento e atendimento humanizado à população LGBTI+, em situação de vulnerabilidade social ou em situação de violência decorrente de LGBTfobia. Funciona também, no local, o Centro de Referência em Direitos Humanos, que atende a outras vulnerabilidades e violações de direitos humanos.

A delegada da Decrim, Danielle Mendonça, disse que o equipamento será um ponto de acolhimento para quem precisar de atendimento. “A criação dessa delegacia demonstra o compromisso em reprimir as ações delituosas praticadas, que são classificadas como crimes de descriminação. Estamos preparados para atender essas vítimas”, salientou a delegada.

“Precisamos que a população entenda a importância de denunciar esses crimes, que serão tratados e punidos como crimes”, complementou a titular da Decrim. 

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários