não mexer

header ads

Câmara faz sessão para eleger integrantes da Mesa Diretora.

O Plenário da Câmara dos Deputados iniciou a sessão preparatória destinada a eleger os membros da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024.

A partir da votação eletrônica, 11 cargos serão preenchidos.

Deputados em sessão do Plenário para eleição dos cargos da Mesa Fonte: Agência Câmara de Notícias | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias


A votação é secreta por meio de urnas eletrônicas específicas instaladas em cabines de votação. Ao todo, são 11 cargos em disputa: presidente, 1º e 2º vices, 1º a 4º secretários e quatro suplências.

Para o cargo de presidente da Casa há três candidatos: o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o deputado Chico Alencar (Psol-RJ); e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Alencar e Van Hatten foram lançados, respectivamente, pela Federação Psol-Rede e pelo Novo. Já Lira é apoiado por um único bloco parlamentar reunindo 20 partidos, incluindo duas federações.

O bloco reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PCdoB e PV) e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Também integram o bloco: União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, Federação PSDB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

Acompanhe ao vivo:

 

Demais cargos

Para os demais cargos, registraram candidatura os seguintes deputados:

- 1ª Vice-Presidência: Marcos Pereira (Republicanos-SP);

- 2ª Vice-Presidência: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Luciano Vieira (PL-RJ), este como candidato avulso;

- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE);

- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS);

- 3ª Secretaria: Júlio Cesar (PSD-PI);

- 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO).

Os candidatos à suplência são: André Ferreira (PL-PE), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Beto Pereira (PSDB-MS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Procedimentos

Para ser eleito, o candidato deve obter maioria absoluta na primeira votação ou maioria simples em um segundo turno entre os dois mais votados.

Os parlamentares votam de uma única vez para os 11 cargos, mas a apuração deve começar pelo cargo de presidente. Após ele assumir o cargo, conduz a apuração dos demais postos. Os quatro suplentes serão os mais votados sem segundo turno.

Devido ao fato de Arthur Lira ser o atual presidente e candidato, a apuração para este cargo será conduzida pelo deputado Átila Lins (PSD-AM), que tem o maior número de legislaturas consecutivas.

Caso particular

Como desta vez foi formado apenas um único bloco parlamentar, a distribuição proporcional dos cargos não terá competição de outros blocos.

Autor:Agência Câmara de Notícias


Postar um comentário

0 Comentários