não mexer

header ads

Operação Carro-pipa é retomada no Ceará com menos municípios atendidos.

Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), a Operaçã0 Carro-pipa foi retomada no Nordeste neste mês. A ação, que leva água potável para populações atingidas pela seca no semiárido nordestino, atendia cerca de 36 cidades no Ceará. Entretanto, neste momento de retomada esse número caiu para 28. Aponta-se que o abastecimento emergencial dessas localidades vinha sofrendo com problemas desde outubro de 2022, em face da falta de repasses por parte do Governo Federal.

O reinício da operação atende oito cidades a menos. Entretanto, a quantidade de pessoas assistidas pelo programa no estado segue elevada, aproximadamente 141 mil.

O programa atende, por meio da distribuição de água potável, localidades castigadas por períodos de seca (Honório Barbosa/SVM)

Os 28 municípios atendidos neste momento representam uma população de aproximadamente 141 mil habitantes cadastrados. Segundo a base do programa, cada membro do aglomerado familiar tem direito a no mínimo 20 litros diários de água. Hoje, 332 pipeiros estão registrados para atuar na operação.

Lembra-se que o programa em destaque é dividido em ciclos, este é o primeiro e se estende até o mês de abril. O primeiro ciclo também é o que abrange o menor número de cidades, especialmente pela abertura da quadra invernosa.

A retomada ocorre após sucessivas reclamações dos pipeiros em atrasos nos pagamentos, alguns relataram que chegaram a ficar até três meses sem pagamento. Esse quadro levou a sucessivos desabastecimentos durante os três últimos meses de 2022.

Postar um comentário

0 Comentários