não mexer

header ads

Milagres : morre o mestre Doca de Zacarias.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Compir, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do mestre da cultura popular, Doca Zacarias, da cidade de Milagres. Dedicado à atividade de congada, destacou-se por o rico acervo folclórico e manteve viva a história Bicentenário do Congo no Município.

Participou das folguedo remanescente das festas de coroação de Reis negros, que incluem além do cortejo e da coroação, a rememoração de batalhas, brincadeiras e a devoção a N. S. do Rosário. Os "Congos" é uma tradição secular, originada dos negros escravos e levados para trabalhar em fazendas de cana-de-açúcar no Município de Barbalha. Todos os anos, em Rosário, no mês de outubro, época que se comemora a Festa de Nossa Senhora do Rosário (Padroeira do Distrito), um grupo de pessoas reúnem-se para fazer a seu modo, homenagem à Padroeira.

Com isso, Mestre Doca de Zacarias teve grande relevância na cultura e fortalecimento das tradições que incluem o povo negro e a preservação das raízes no Cariri.

Ao mesmo tempo que homenageamos, através do Compir, lançamos a solidariedade, através dos membros do Conselho aos familiares e amigos do Mestre Doca, todo o povo milagrense e os fazedores da cultura regional.

Postar um comentário

0 Comentários