não mexer

header ads

Lula demite comandante do Exército e aumenta crise com as forças armadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, em meio a uma crise de confiança aberta após ataques de 8 de janeiro, em Brasília. A decisão foi comunicada ao militar neste sábado (21).

O general estava no comando da Força desde o dia 28 de dezembro, antes da posse de Lula na Presidência. Ele havia sido escolhido pelo ministro da defesa, José Múcio, obedecendo o critério de antiguidade.

Segundo auxiliares do presidente, a decisão foi tomada porque Arruda se negou a retirar do comando de um batalhão do Exército em Goiânia do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Pesou ainda na decisão, segundo aliados de Lula, a crise dos acampamentos golpistas em frente ao QG do Exército. O ponto alto foi o veto que Arruda e o comandante Militar do Planalto, general Gustavo Dutra, deram à retirada dos bolsonaristas extremistas no quartel na noite de 8 de janeiro.

O novo chefe da Força é o atual comandante militar do Sudeste (responsável por São Paulo), general Tomás Miguel Ribeiro Paiva. Nesta semana, ele havia feito um discurso incisivo de defesa da institucionalidade, pedindo o respeito ao resultado das eleições e afirmando o Exército como apolítico e apartidário. 

Postar um comentário

0 Comentários