não mexer

header ads

Mais de 2.300 novos soldados da Polícia Militar vão reforçar a segurança no Ceará.

Com propósito de expandir iniciativas importantes para o bem-estar dos cearenses, como a criação de novos territórios do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e a interiorização do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Governo do Ceará nomeou, nesta terça-feira (20), 2.387 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A governadora Izolda Cela assinou a nomeação, no Centro de Eventos do Ceará, ao lado do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; e de outras autoridades. 

O reforço proporcionará um acréscimo de 13% no total de servidores na corporação. Sobre o aumento no efetivo, a governadora reforçou a importância dos investimentos na Segurança Pública. “Nós temos, ao longo desses anos, marcas muito importantes de melhorias no processo de investimentos e de qualificação do sistema de Segurança Pública. Só nessa área de pessoal, exatamente para garantir pessoas para os serviços, são, ao longo desses anos, mais de 20 mil profissionais que ingressaram nos quadros da Segurança Pública, nas diversas áreas. Além disso, todo o esforço para melhorar estruturas, equipamentos e garantir mais integração, algo fundamental para a qualidade. Inclusive, na estrutura da segurança pública, nós temos o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) já ocupado em parte e oferecendo uma condição de trabalho muito mais adequada, além dos equipamentos disponíveis para os profissionais e tudo da melhor qualidade”, pontuou Izolda Cela. 

Os novos soldados fazem parte da primeira turma no novo modelo de formação, após a alteração na Lei Estadual nº 13.729. Os aprovados no concurso da Polícia Militar já iniciaram o curso como militares estaduais, na condição de alunos-soldados e agora passam à condição de soldados prontos. 

Presente na solenidade, o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que a formatura dos novos alunos é um sonho compartilhado. “Esse mesmo sonho que vocês estão realizando, nós da gestão também estamos realizando. Ou seja, de ter todos esses formandos amanhã ingressando nos quadros da PMCE, fortalecendo ainda mais o sistema de segurança pública. Esse é um feito histórico no Estado do Ceará. Nunca na nossa história tivemos tantos formandos na Polícia Militar”, comemorou o secretário. 

Novos concursos

Ao longo dos últimos sete anos, as iniciativas prioritárias para a Segurança Pública foram executadas, a exemplo das expansões e as melhorias das estruturas dos órgãos; o aumento de efetivo com a realização de vários concursos públicos; o reconhecimento dos profissionais por meio de aumentos salariais, as promoções e as descompressões de carreiras; a criação e a implementação de novas tecnologias; a priorização de ações em territórios com maiores incidências criminais; e a aquisição de modernos equipamentos. 

A nomeação destes novos soldados se integra aos constantes investimentos realizados pelo Governo do Ceará na área. Está em andamento um novo concurso para soldados da PMCE, para preenchimento de 1 mil vagas. As provas devem ser realizadas no início de 2023. 

Está em andamento ainda o Concurso Público para o cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar (QOPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com 113 vagas imediatas e 187 para cadastro reserva. As inscrições do certame vão até a quarta-feira (21). 

Os concursos garantem cotas para negros (20%) e mulheres (15%), o que aumentará a representatividade da corporação.

Postar um comentário

0 Comentários