não mexer

header ads

Governador eleito Elmano de Freitas recebe relatório do grupo de transição.

As duas equipes de transição do Governo do Ceará concluíram a entrega dos relatórios elaborados pelos grupos de trabalho sobre a atual situação do Estado ao governador eleito Elmano de Freitas e à vice-governadora eleita Jade Romero, nesta segunda-feira (19). A partir dos documentos, foi possível traçar um diagnóstico do Ceará e começar a planejar as primeiras ações para serem implantadas a partir de 2023.

Compõem as equipes de transição por parte da atual gestão estadual, os secretários/técnicos Chagas Vieira (coordenador), Ronaldo Borges, Fernanda Pacobahyba, Flávio Jucá, Vladysson Viana e Rita Bezerra; e pela indicação do governador eleito, Eudoro Santana (coordenador), Luísa Cela, Alfredo Pessoa de Oliveira, Augusta Brito, Maximiliano Quintino e Ana Maria Fontenele. Valdecy Rebouças e Salmito Filho também compuseram os grupos. 

De acordo com decreto nº 35.003, assinado e publicado no dia 6 de novembro de 2022, a equipe de transição é “encarregada das providências necessárias à transferência governamental, propiciando condições para que o governador do Estado eleito possa receber da atual gestão todos os dados e informações indispensáveis ao planejamento e à futura implementação de programa, projetos e ações pelo novo governo”. 

Diagnóstico do Estado

Elmano de Freitas apresentou um diagnóstico positivo do Estado do Ceará e também pontuou o que há de prioridade para a próxima gestão, a partir de 1º de janeiro de 2023. 

“O diagnóstico que nós temos é de um Governo muito bem organizado, de um Estado que tem equilíbrio fiscal e tem metas nas áreas que nós administramos no Governo do Estado do Ceará, seja na área da Educação ou da Saúde. Mas, ao mesmo tempo, um diagnóstico de um desafio muito grande para o Ceará”, frisou. 

E destacou três áreas de maior necessidade de ação e que serão priorizadas no início de sua gestão ao lado da vice-governadora Jade Romero. “Saímos com esse diagnóstico conscientes de que foi feito muito pelo Governo de Camilo (Santana) e Izolda (Cela), mas que o Ceará é um estado ainda marcado por desafios. Nós estamos falando que precisamos ter uma campanha muito forte do Governo com a sociedade para o enfrentamento da fome no Ceará, o que demonstra a dificuldade com a qual nosso povo ainda vive”. 

Além do combate à fome, Elmano de Freitas pontuou a habitação e as cirurgias eletivas também como prioridades. “Temos uma dificuldade muito grande ainda na habitação. E, como prometemos na nossa campanha, um mutirão de cirurgias”, disse. 

Equipe de transição

Os trabalhos da equipe tiveram início no dia 7 de novembro de 2022 e foram organizadas reuniões de núcleos, nos quais se reuniram diversos especialistas para montar relatórios com desafios e inovações em cada área. Foram definidos nove grupos de trabalho e seus respectivos coordenadores: 

• Eudoro Santana: Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Segurança

• Luísa Cela: Proteção Social e Cultura

• Alfredo Pessoa: Fazenda e Planejamento e Gestão

• Augusta Brito: Saúde e Cidades

• Max Quintino: Infraestrutura, Recursos Hídricos e Casa Civil

• Ana Maria Fontenele: Educação

• Salmito Filho: Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Meio Ambiente

• Valdeci Rebouças: Desenvolvimento Agrário e Esporte

• Vladyson Viana: Turismo e Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Postar um comentário

0 Comentários