não mexer

header ads

Corte em orçamento da Funcap: deputado Idilvan Alencar faz apelo à ALECE.

Uma Proposta de Emenda Constitucional da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) tem causado embates no meio político cearense. Isso porque a PEC retira a garantia da destinação de 2% da receita tributária estadual à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), um dos principais órgãos estaduais de fomento à pesquisa e produção científica. Na tarde desta sexta-feira, 16, foi a vez do deputado federal Idilvan Alencar (PDT) se posicionar contra a proposta. 

"Quero fazer um apelo aos deputados estaduais cearenses para que não retirem o poder de gestão da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap) sobre orçamento reservado para produção científica no estado", iniciou Idilvan. 

"A aprovação dessa PEC significa a desestruturação da Funcap, o que pode levar a um retrocesso no fazer científico, tecnológico e inovação cearenses", justificou o deputado, reeleito para o Congresso Nacional nas eleições de 2022. 

A governadora Izolda Cela (sem partido) também comentou a PEC e negou que a proposta partiria do Governo Estadual.

"Sobre proposta de PEC, em andamento na Assembleia Legislativa, que trata do redimensionamento do percentual destinado à Funcap para todas as ações relativas à Ciência e Tecnologia, esclareço não ter partido deste Governo Estadual qualquer iniciativa nesse sentido", destacou a governadora.

"Minha posição é que esse assunto, por sua importância, merece discussão mais aprofundada, sem atropelos, e ouvindo todos os setores envolvidos. Estou, inclusive, propondo isso ao presidente da AL, deputado Evandro Leitão", opinou Izolda, por meio das redes sociais.

Conforme apurado pelo jornalista e colunista do O POVO, Jocélio Leal, a PEC prevê a retirada de 2% da receita tributária estadual da Funcap e direciona a função de Ciência e Tecnologia do Orçamento Geral do Estado.

"Noutros termos, é o mesmo percentual de recursos, mas agora destinado a uma multiplicidade de ações. Este ano, a Funcap acessou cerca de R$ 160 milhões. Em 2023, a estimativa, já prevista na Lei Orçamentária, é de algo como R$ 176 milhões", diz Jocélio na coluna. 

O Povo 


Postar um comentário

0 Comentários