não mexer

header ads

MPF vai investigar Nelson Piquet que pediu a morte de Lula.

Nelson Piquet é, até hoje, um dos nomes mais consagrados do automobilismo brasileiro. Tricampeão da Fórmula 1, o piloto competiu na época considerada a "Era de Ouro" da modalidade, quando corriam juntos Ayrton Senna, Niki Lauda, Alain Prost, entre outros nomes que fizeram história na F1.

No entanto, a carreira gloriosa do piloto tem sido manchada por atitudes controversas, provocadas pelo seu posicionamento político. O Ministério Público Federal (MPF) pediu a abertura de inquérito policial contra Nelson Piquet, o qual pediu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "no cemitério".

Ex-piloto da Fórmula 1 afirmou que gostaria de ver "Lula no cemitério".

Bolsonarista assumido, Piquet tem se envolvido em polêmicas por falas controversas | Reprodução

O órgão fala em "possível incitação pública a crime" e "à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos". Piquet e a pessoa que gravou o vídeo devem ser ouvidos pela Polícia Federal.


"Vamos botar esse Lula filho de uma p*ta para fora", disse o ex-piloto, antes de repetir o lema de Bolsonaro, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", e completar: "E o Lula lá no cemitério".

Em nota, o MPF informa que o procedimento foi aberto após receber representação com o vídeo no qual Piquet nega o resultado das eleições presidenciais de 2022.

O tricampeão mundial de Fórmula 1 participou de golpistas ao lado de bolsonaristas. "Para o MPF, as declarações de Nelson Piquet aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito, mas como formas concretas de incitação dirigida à população em geral. Foram ditas em gravação realizada em público e durante atos com milhares de pessoas, evidenciando-se a ciência de que viriam a ser difundidas ou divulgadas", diz o MPF.

APROXIMAÇÃO COM BOLSONARO

Nos últimos anos, Piquet se aproximou do presidente Jair Bolsonaro (PL) e em entrevista concedida à RedeTV!, detalhou a aproximação com o político. "Fiquei fã dele. Eu o conheci, ele me convidou para almoçar e a gente se deu bem. Nunca me envolvi em política na vida, hoje sou Bolsonaro até a morte. Se a gente não ajudar ele, se o povo não ajudar ele... eu acho que ele é a salvação do Brasil", disse o tricampeão mundial.

A admiração fez com que Piquet virasse "chofer" de Bolsonaro por um dia. A cena aconteceu no Dia da Independência, em 7 de Setembro de 2021. O ex-piloto dirigiu o Rolls-Royce presidencial na chegada do presidente à cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional.

No início de setembro deste ano, o Portal UOL revelou que o ex-piloto doou R$ 200 mil ao PL, partido do presidente, então candidato à reeleição. Ele já havia destinado R$ 501 mil diretamente à campanha do chefe do Executivo.

Piquet também já participou de comícios do atual presidente. Em um deles, no ano passado, o ex-piloto pediu a palavra ao político para criticar a TV Globo, chamando a emissora de "Globolixo", discurso já utilizado por Bolsonaro e seus apoiadores.

Com informações do UOL

Postar um comentário

0 Comentários