não mexer

header ads

Juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina é eleito para cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará.

A Justiça de 2º Grau do Ceará contará com um novo integrante. Pelo critério de antiguidade, o juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o cargo de desembargador. A sessão ocorreu nesta quinta-feira (17/11), no formato híbrido, com votação aberta, conduzida pela chefe do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, transmitida ao vivo pelo canal do TJCE no Youtube.

“Juiz de minha grande estima e devotado. Um grande profissional, que chegou a publicar livros, com participação em vários outros exemplares. Voltou-se para assuntos importantes como mediação e conciliação, contribuindo na minha Gestão à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Meu agradecimento ao magistrado pelo seu trabalho no Judiciário. Que você seja bem acolhido”, disse a presidente do Tribunal, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira.

Na oportunidade, o juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina fez um agradecimento. “Este é um momento único na minha trajetória profissional. Estou muito feliz e grato a todos”. O magistrado assumirá a vaga em decorrência do falecimento da desembargadora Francisca Adelineide Viana, em 22 de setembro.

Outros dois magistrados, com exercício na Entrância Final, também concorreram: Eduardo de Castro Neto, titular da 6ª Vara Criminal de Fortaleza, e Djalma Teixeira Benevides, titular do 8º Juizado Especial Criminal da Capital. Eles fazem parte de uma lista de 51 juízes e juízas com exercício na Entrância Final, com titularidade em unidades judiciárias de Fortaleza e integram a 1ª quinta parte da lista de antiguidade.

PERFIL 
Titular da 4ª Vara de Família de Fortaleza, o juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina nasceu em Sobral. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem MBA em Direito de Família e Sucessões pela Universidade de Fortaleza (Unifor), além de curso de Especialização em Processo Civil, concluído pela UFC, em 2002. Foi titular e auxiliar nas Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza. Atuou em comarcas do Interior do Estado, entre os anos de 1992 a 1997. Também foi juiz eleitoral da Capital entre 2011 e 2012.

O magistrado foi convocado para compor a 3ª e 4ª Câmaras de Direito Privado do TJCE, exercendo as atividades até setembro de 2022. Foi membro julgador da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), na condição de suplente, no período de 2011 a 2013.

Juiz Benedito Helder Afonso Ibiapina foi eleito para cargo de desembargador pelo critério de antiguidade

VOTO DE LOUVOR
Ainda durante a sessão, a presidente do TJCE propôs um voto de louvor e gratidão ao papa Francisco, que autorizou a beatificação da Mártir Benigna Cardoso. Ela virou símbolo da luta contra o feminicídio e crimes sexuais contra menores. A cearense foi morta há 80 anos, quando resistiu a um estupro na cidade de Santana do Cariri. “Para nós cearenses, é motivo de grande alegria que uma menina cearense seja conhecida em todo mundo”, enfatizou a desembargadora.

LIVRO

Ainda na sessão, foi lançado o livro “De Clóvis para Amélia e outras Cartas”, do escritor e professor universitário, José Luís Araújo Lira.

Postar um comentário

0 Comentários