não mexer

header ads

Ceará pode viver uma nova onda de coronavirus, afirma infectologista.

O Ceará vem observando aumento na positividade de testes para a Covid-19 ao longo das últimas três semanas. A taxa saiu de 1,9% no período de 9 a 15 de outubro para 6,3% no período entre 23 e 29 de outubro. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

"Já estamos em alerta desde que começou a aumentar o número de pessoas procurando pelos testes e o número de positividade desses testes. Possivelmente nós iremos viver sim uma nova onda de Covid-19", afirma Lizandra Damasceno, infectologista do Hospital São José e presidente da Sociedade Cearense Infectologia, em entrevista aos jornalistas Jocélio Leal e Rachel Gomes na Rádio O Povo CBN. 

Ela aponta a chegada da nova subvariante ou uma sublinhagem da Ômicron, a BQ.1, no Ceará. "A gente não tem nenhuma novidade em relação à prevenção. Tivemos uma melhora do cenário devido à imunização e isso fez com que a gente conseguisse voltar a viver uma vida quase que normal. Mas a pandemia nunca deixou de existir", alerta.

 Lizandra recomenda maior precaução, ou seja, uso máscaras de boa qualidade em ambientes fechados e evitar aglomerações. "A gente sabe que essa subvariante, assim como a Ômicron, é muito mais transmissível; ela transmite muito rapidamente entre pessoas muito próximas, pelas gotículas das vias respiratórias. Se a pessoa não tiver nenhum tipo de proteção, essa pessoa possivelmente vai se infectar", diz.

Postar um comentário

0 Comentários