não mexer

header ads

Nova identidade vai exigir que brasileiros atualizem o CPF.

Como já foi anunciado, os atuais Registros Gerais (RG) de todos os brasileiros perderão validade em fevereiro de 2032, obrigando que os Estados comecem a emitir o mais novo documento substituto, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) até março de 2023.

A Carteira de Identidade Nacional foi apresentada em julho e já pode ser emitida em alguns estados.

Os Estados têm até março de 2023 para emitir a CIN | Divulgação

O novo documento usa o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”, além de trazer versões física e digital, QR Code, código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como tipo sanguíneo e se o portador é doador de órgãos.

Tendo em vista que, muito breve, o documento será obrigatório para a vida de todos os brasileiros e que a pessoa dependerá do CPF para emitir esse novo dispositivo, será necessário que todo mundo regularize qualquer pendência que possa impedir a emissão de um novo RG.

Consulta

Problemas com o CPF? Faça uma consulta virtual! É possível verificar se existe qualquer inconsistência com o documento. Em caso afirmativo, o cidadão deve reconhecer as etapas para regularizar o número.

Para saber se existe alguma pendência, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “consulta da situação do CPF”, preencher os campos corretamente e confirmar o captcha “Sou Humano”.

Se o seu CPF estiver regular, não será preciso realizar mudança nos dados. Do contrário, será preciso seguir outros caminhos.

Regularizar

Por exemplo, você sabia que é possível regularizar o próprio CPF usando a internet? Quem precisa atualizar os dados do CPF pode acessar o site da Receita, atualizando documentos e observando a pendência desaparecer. Caso isso não funcione, a recomendação é acessar o portal e-CAC da RF.

Autor: Com informações do Concurso Brasil

Postar um comentário

0 Comentários