não mexer

header ads

Genial/Quaest: Lula tem 54% dos votos válidos no segundo turno; Bolsonaro tem 46%.

A 24 dias do segundo turno, pesquisa realizada pelo instituto Quaest mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pelo Palácio do Planalto com 48% das intenções de voto totais, contra 41% para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Levantamento mostra redução de vantagem de Lula sobre Bolsonaro de 8 pontos percentuais em duas semanas.

O levantamento, feito entre os dias 3 e 5 de outubro, mostra uma queda de 3 pontos percentuais no desempenho de Lula em relação à última pesquisa, divulgada no último sábado (1º), véspera do primeiro turno. Já Bolsonaro oscilou 1 ponto percentual para cima. A distância que era de 14 pontos percentuais em votos totais duas semanas atrás agora está em 7 p.p..

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo indicações de voto em branco ou nulo e eleitores indecisos), Lula aparece com 54% das intenções de voto. Já Bolsonaro tem 46%. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Como o levantamento foi realizado entre segunda (3) e quarta-feira (5), é possível capturar parte dos efeitos dos apoios conquistados pelas campanhas de cada um dos candidatos nos últimos dias. Mas transferências de voto também dependem da efetividade do envolvimento dos envolvidos e de tempo, o que torna necessário o acompanhamento de pesquisas futuras.

De um lado, Bolsonaro atraiu os governadores dos três maiores colégios eleitorais do país: Rodrigo Garcia (PSDB), em São Paulo; Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais; e Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro. Os dois últimos foram reeleitos, enquanto o primeiro terminou a disputa em terceiro lugar.

Já Lula consolidou apoio de governadores eleitos nas regiões Norte e Nordeste, além de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) − candidatos derrotados à Presidência da República − e figuras históricas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e economistas idealizadores do Plano Real.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07940/2022.

O levantamento indica que Lula cresceria 5,57 p.p. do primeiro para o segundo turno, considerando o eleitorado que compareceu às urnas no último domingo (2). O montante equivale a mais de 2/3 dos votos conquistados por Tebet e Ciro, candidatos que declararam apoio ao petista neste segundo turno.

Já Bolsonaro cresceria cerca de 2,8 p.p., utilizando o mesmo comparativo. Vale destacar, contudo, que houve significativa divergência entre os números apresentados pela última pesquisa Quaest antes do primeiro turno, divulgada no sábado (1º), e o efetivo resultado da votação.

Enquanto o instituto capturou Lula com 49% das intenções de voto válidas e Bolsonaro com 38% (distância de 11 p.p.), as urnas mostraram um placar bem mais apertado: 48,43% a 42,20% (distância de 6,23 p.p.).

Fonte:infomoney


Postar um comentário

0 Comentários