não mexer

header ads

Duas em cada 3 famílias aptas estão fora do Auxílio Gás.

Recentemente a Petrobras anunciou a redução no preço do Gás de cozinha, notícia que deixou os brasileiros um pouco mais alegres, já que em alguns estados do país o gás estava custando R$150.

Famílias de baixa renda não estão tendo acesso ao auxílio do vale gás


Auxílio vale gás | Lucas Lacaz Ruiz/Estadão

Mas somente algumas famílias estão aptas a receber o auxílio do vale gás, segundo o Ministério da Cidadania, são aptas ao benefício todas as famílias com renda per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo mensal (R$ 606 no valor atual) e com dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (o CadÚnico).

A tabela da demanda reprimida do programa foi produzida pelo grupo de vigilância socioassistencial da Câmara da Assistência do Consórcio Nordeste, com base nos dados do Cadastro Único. 

"Se por um lado o auxílio significou alívio para a população mais pobre, haja vista o exorbitante aumento do preço do gás de cozinha, por outro se tornou um pesadelo. Os dados levantados mostram o insuficiente atendimento à população que tem perfil para este programa e não é atendida", afirma Shirley Samico, assistente social e membro desse grupo de vigilância do consórcio.

Na portaria que determina as regras do programa, o governo estabelece critérios para a seleção de famílias, na seguinte ordem: 

1- Com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência; 

2-  Com menor renda familiar mensal per capita;

3- Com maior quantidade de membros na família; Beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; 

4- Com data de atualização cadastral mais recente.

Segundo a norma do programa, a cada dois meses, as famílias deveriam ser selecionadas de forma automatizada para serem incluídas no benefício, de acordo com os critérios de priorização definidos pelo Ministério da Cidadania.

O ministério não deu mais informações sobre os critérios que usa para incluir famílias prioritariamente. Existem famílias que têm pessoas sem nenhuma renda e com seis filhos sem receber o valor.

Com informações UOL

Postar um comentário

0 Comentários