não mexer

header ads

Sebrae lança projeto de desenvolvimento turístico para Região Centro-Sul do CE.

Com o intuito de lançar uma rota turística que contemple os municípios de Iguatu, Jucás, Orós e Icó, contribuindo para o fortalecimento da economia local, o Sebrae lançou, nesta semana, um projeto de desenvolvimento turístico para a Região Centro-Sul do Ceará. O planejamento surge a partir de uma série de estudos que mapeou os principais atrativos de cada cidade, por meio de uma parceria com as prefeituras.

Neyla Primo, articuladora do Sebrae (Foto: Divulgação)

Segundo Neyla Primo, articuladora do Escritório do Sebrae na Região Centro-Sul do Ceará, em cada município será explorado o ponto de maior destaque turístico. Em Iguatu, o foco será ampliar o já bem desenvolvido turismo gastronômico; em Icó, divulgar os destinos históricos; em Orós, promover o turismo ecológico; e em Jucás, o religioso. 

A ideia é que, além de colocar como destino, cada município divulgue também os potenciais das demais cidades próximas, incentivando o turista a percorrer um roteiro com diversas paradas. Outro dos principais objetivos do projeto é qualificar equipamentos dos setores de Alimentação Fora do Lar e Meios de Hospedagem para receber novos turistas na nova fase da Região como destino turístico.

“De forma indireta, também atenderemos outros segmentos, como o de produtores rurais, através da conexão entre o que é produzido na Região e os pequenos negócios desses municípios. Outro setores, como o de serviços e logística, também serão trabalhados no projeto”, comenta Neyla Primo.

O programa também busca resgatar e valorizar a cultura local. Entre as ações previstas está a identificação da iconografia de cada município, para que os grupos de artesãos possam produzir e apresentar peças para venda em equipamentos turísticos. A estratégia tem como base o novo perfil do turista brasileiro, que tem buscado viagens a curta distância e conhecido mais municípios e estados próximos.

Para Neyla Primo, essa é a oportunidade de cidades que possuem bons roteiros, mas ainda não estão nas rotas principais de turismo dos estados, se destacarem e fortalecerem sua economia. “O grande legado que a gente quer deixar é o sentimento de pertencimento e valorização dos pequenos negócios e, principalmente, da cultura local”, conclui.

Turismo: confira atrativos dos municípios contemplados

IGUATU

No maior polo econômico da região, se destacam: Centro de Lazer Celso Montenegro – 7 de setembro, inúmeras praças, Ponte Demócrito Rocha, Ponte Metálica (Trem), Complexo Turístico do Trussu, Alto do Juca, Ilha da Amizade, Igreja e Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz de Senhora Santana (antiga Sé Catedral), e lagoas como as do Baú, Bastiana, da Telha, do Barro Alto, do Saco, Riacho Antônio e o Rio Jaguaribe.

JUCÁS

O turismo religioso gira em torno da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Está prevista, inclusive, a construção de um grande santuário que também servirá como equipamento turístico.

ORÓS

Aqui, o foco são os esportes naúticos a partir do Açude Orós, localizado no leito do rio Jaguaribe e cuja história remonta à época do Brasil Império, quando várias secas se sucederam, dizimando um número grande de pessoas e animais, até que surgiu, como solução, o represamento do rio Jaguaribe, numa forma de fazê-lo perene. Foi construído pelo DNOCS, tendo suas obras concluídas em 1961.

ICÓ

Com seus casarios antigos e preservados que datam da primeira metade do século XVII, a cidade possui um projeto urbanístico único, com ruas bem traçadas e retas (delimitando quadras relativamente uniformes), praças bastante amplas e prédios públicos. O sítio nuclear situa-se entre as atuais ruas: 7 de Setembro, Ilídio Sampaio e Benjamin Constant, fechando-se ao lado leste com a praça principal.

O Povo 

Postar um comentário

0 Comentários