não mexer

header ads

INSS demora quase um ano para liberar BPC para deficientes; espera por aposentadoria supera seis meses.

Um levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) revela que o INSS leva, em média, 332 dias (11 meses) para liberar um BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência, enquanto, para os idosos, o tempo de espera é de 114 dias (quatro meses).

Foto: Reprodução.

As queixas dos segurados e beneficiários sobre a lentidão no atendimento levaram o INSS, como conta, no Jornal Alerta Geral, o repórter Diassis Lira, a adotar medidas administrativas para tentar diminuir a burocracia e melhora os serviços pelo 135 e pelo Meu INSS.

ANGÚSTIA NA FILA VIRTUAL

A angústia na fila virtual é, também, para quem pede uma aposentadoria: a aposentadoria por idade demora, em média, 142 dias, enquanto, por tempo de contribuição, são 196 dias – seis meses, de espera. As mulheres que dão entrada com o pedido do salário maternidade aguardam 90 dias para o INSS liberar o benefício.

Coordenador do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, advogado Paulo Bacelar, é injustificável tanta demora diante da necessidade do auxílio ou da aposentadoria para pessoas que estão em condições de vulnerabilidade econômica. Bacelar destaca as ações do IBDP nas cobranças para o INSS dar mais agilidade à análise dos pedidos de benefícios.

TEMPO DE ESPERA POR UM BEBENFÍCIO

Pensão por morte: 166 dias – mais de 5 meses.

Aposentadoria por idade: 142 dias – mais de 4 meses.

ATC: 196 dias – mais de 6 meses.

Salário Maternidade: 90 dias – 3 meses.

BPC PCD: 332 dias – mais de 11 meses.

BPC idoso: 144 dias – mais de 4 meses.

Fonte: IBDP

Segundo o vice-presidente do IBDP, Diego Cherulli, a fila apenas está mudando de lugar. O INSS, de acordo com Diego, indefere automaticamente e o recurso impede a sustentação oral e julga sem uma análise necessária quando há mandado de segurança, ou seja, a judicialização será ainda mais expressiva, deixando mais caro para toda a sociedade, causado pela falta de estrutura e de servidores dos órgãos da administração pública federal.

Ceará Agora 

Postar um comentário

0 Comentários