não mexer

header ads

Confira análise sobre o primeiro programa dos principais candidatos ao Governo do Ceará na Tv.

Os três candidatos ao Governo do Ceará mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto adotaram estratégias diferentes ontem na estreia da propaganda eleitoral gratuita na TV. Enquanto Capitão Wagner (União Brasil) sinalizou neutralidade na disputa presidencial, Elmano Freitas (PT) explorou a imagem de Lula (PT) e Roberto Cláudio (PDT) omitiu o aliado Ciro Gomes (PDT).

Com maior tempo de propaganda, o candidato do União Brasil iniciou o primeiro programa direcionando críticas às políticas de Saúde e Segurança Pública adotadas pelo Governo do Estado. A abertura trouxe vozes de personagens encadeadas fazendo reclamações sobre filas em hospitais, demora para marcação de consultas e exames, avanço do crime organizado e aumento de assassinatos.

Na peça, que durou 3 minutos e 50 segundos, Wagner se apresenta como o candidato mais preparado para resolver os problemas apontados e destaca que, em busca das soluções, irá dialogar com “qualquer presidente que seja eleito, de qualquer partido”. Com a fala, se esquiva de vincular sua campanha à do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Diferente de Wagner, que tenta descolar sua imagem de Bolsonaro, Elmano deu amplo protagonismo a Lula nos programas exibidos à tarde e à noite. Em ambos, o ex-presidente e também candidato nestas eleições surgiu logo na abertura.

Em mensagem gravada diretamente aos eleitores cearenses, Lula elogiou as gestões do ex-governador e candidato a senador Camilo Santana (PT) e da atual governadora Izolda Cela (sem partido) e classificou Elmano como o candidato da continuidade.

“O Ceará avançou muito com Camilo e Izolda. Elmano é a pessoa certa para dar continuidade a esse grande trabalho, que tanto beneficiou os cearenses na Capital e no Interior”, afirmou Lula no começo do programa divulgado à tarde.

À noite, em peça inédita, o ex-presidente também foi o personagem principal da propaganda e novamente teve a imagem usada na abertura. Ele aparece discursando ao lado de Elmano e Camilo durante a convenção do PT do Ceará, realizada no dia 30 de julho.

Nos dois programas, o candidato do PT falou sobre suas origens, da carreira na advocacia e da trajetória na política. As peças mostraram diferentes personagens fazendo comentários positivos a Elmano, como um padre, uma empresária, um juiz aposentado, uma ex-procuradora e uma professora e um mestre de cultura. A família foi representada pela esposa do petista, Lia Gondim, que classificou o marido como alguém que sempre fez militância voltada para os pobres.

Como esperado, Camilo também teve grande destaque na divulgação. O ex-governador e principal cabo eleitoral de Elmano apareceu nos dois programas. Ele apresentou o aliado como um candidato “preparadíssimo, que conhece o Governo e tem capacidade para corrigir o que precisa ser corrigido e melhorar o que precisa ser melhorado”.

No programa de Roberto Cláudio (PDT), a campanha presidencial foi completamente esquecida. Não houve qualquer menção a Ciro Gomes, nome apoiado por RC na corrida ao Planalto. Em vez disso, o pedetista focou na sua própria imagem. Sob o mote “Experiência e Competência”, a primeira peça veiculada destaca feitos da gestão dele à frente da Prefeitura de Fortaleza.

“Tive a oportunidade de fazer obras de grande porte, que ajudaram a mudar a cara de Fortaleza, mas as obras e projetos que mais me entusiasmaram, foram as que melhoraram a vida das pessoas mais pobres. Upas, hospitais, escolas, creches, conjuntos habitacionais, saneamento e muitas outras coisas”, disse RC.

Na gravação, o candidato aparece em diferentes pontos turísticos do Estado, equilibrando uso de imagens da Capital e do Interior. Sem mencionar aliados, disse ter participado de “uma equipe que fez o Ceará se desenvolver muito nos últimos anos”, e completou: “Por ter feito parte dessa equipe, sei onde ela acertou e onde errou”.

Por fim, RC se apresentou como o candidato capaz de liderar um novo ciclo, citando experiência, independência e honestidade como atributos que o diferenciam em relação aos adversários. “Examine a minha história e acompanhe as minhas propostas. Você verá que tenho essas qualidades”, complementou.

Capitão Wagner e Roberto Cláudio veicularam o mesmo programa nos dois horários destinados à propaganda (13h15min às 13h25min e 20h45min às 20h55 min). Elmano foi o único a não reprisar. As peças podem ser veiculadas até o dia 29 de setembro às segundas, quartas e sextas com candidatos ao Governo e às terças, quintas e sábados com candidatos a presidente.

Com informações portal O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários