não mexer

header ads

Roberto Cláudio é escolhido pelo PDT. Camilo lamenta e Izolda diz respeitar decisão.

Por 55 votos a 29, o ex-prefeito Roberto Cláudio foi escolhido pelo PDT como pré-candidato do partido ao Governo do Estado nas eleições de 2022, derrotando a atual mandatária, Izolda Cela. Em seu primeiro discurso já como potencial concorrente ao Abolição, Roberto Cláudio deixou claro que pretende agora procurar os aliados para tentar manter a unidade da composição partidária que dá sustentação ao grupo no Ceará.

Roberto Cláudio celebrou com apoiadores do lado de fora da sede
do PDT após ser escolhido pelo diretório do partido (Foto: Aurelio Alves)

"A primeira tarefa nossa é celebrar e construir nossa unidade interna. Depois disso, procurar humildemente todos os aliados. Procurar o ex-governador Camilo Santana, procurar todo mundo, pra gente conversar e manter a aliança mais ampla possível", declarou o pedetista, ainda na sede da legenda.

Questionado se deve travar diálogo com o PT, cujas lideranças manifestaram rejeição a seu nome nos últimos meses, RC respondeu que "todo esforço nosso será no sentido de manter aliança".

"O meu esforço agora", continuou, "é de conduzir o diálogo mais amplo possível com os aliados que compõem nosso projeto e tentar manter a aliança una".

Durante o processo interno do PDT, Camilo e o deputado federal José Guimarães defenderam aberta e enfaticamente a candidatura de Izolda. Vice-presidente nacional do PT, Guimarães foi além: disse que a legenda seguiria outro rumo caso o representante da aliança fosse Roberto Cláudio.

O mesmo posicionamento foi acompanhado por outras siglas, a exemplo do MDB, do PP, do PV e do PCdoB, que se alinharam à chefe do Executivo na queda de braço com o ex-prefeito.

Vencida essa batalha, no entanto, Roberto Cláudio ainda enxerga possibilidade de entendimento, de modo a evitar que a aliança se rompa, como parece provável. "Eu quero praticar, no limite, todos os esforços de poder manter aliança mais ampla possível", repetiu.

Antes, o ex-prefeito elogiou Izolda e os dois outros pedetistas, os deputados Evandro Leitão e Mauro Filho, que retiraram suas pré-candidaturas horas antes da reunião do PDT.

"Eu tenho profundo respeito pela minha amiga governadora Izolda, tenho muita amizade e carinho pelo Mauro Filho, Evandro Leitão", declarou RC.

Pelas redes sociais, a própria Izolda divulgaria breve pronunciamento sobre o desfecho, no qual fez uma crítica sutil ao resultado do encontro trabalhista.

Nas redes sociais Izolda disse respeitar a decisão do partido (Foto: Aurelio Alves)

"Meu partido PDT decidiu hoje (ontem), em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando muito pelo nosso Ceará. Sempre com respeito e verdade. A luta continua", escreveu a governadora.

Camilo também compartilhou texto na sequência: "Lamento muito que a primeira mulher governadora do Ceará não poderá concorrer à reeleição, após decisão do PDT. Siga firme, Izolda! O Ceará tem muito orgulho de sua força e determinação".

Para pedetistas, porém, o debate interno foi salutar e democrático. Presidente nacional do PDT e presente ao evento, Carlos Lupi considerou que a votação tinha se dado "em ambiente democrático e de cortesia".

Sobre o racha do partido, dividido até o último minuto entre Izolda e RC, o dirigente projetou que, "até a convenção (prevista para 24/7), vamos buscar a unidade partidária e acalmar os ânimos, unindo o Ceará em torno do Ciro presidente. Essa é nossa principal tarefa".

A respeito de Izolda, especificamente, Lupi, que foi criticado por defender RC durante evento regional do PDT, em 15 de junho, devolveu: "Claro que sempre fica uma sequela, mas Izolda é mulher preparada, muito altiva, já é governadora, tem serviços prestados ao Ceará e é muito leal a Ciro e Cid".

Presidente do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo fez avaliação positiva do encerramento da disputa e apostou na manutenção da aliança.

"Roberto mesmo disse que, caso não fosse ele o vencedor, ele logo depois estaria já com camisa da Izolda trabalhando nisso. Esperamos que aconteça o mesmo", cobrou o parlamentar.

Já em relação às conversas com o PT depois de o partido indicar RC, Figueiredo falou que a legenda irá resolver ao longo desta semana, mas que há "uma pré-definição de apoio ao Camilo" e que a expectativa é que "a aliança se mantenha".

Com informações portal O Povo Online


Postar um comentário

0 Comentários