não mexer

header ads

Dia do teatro vira lei estadual no Ceará.

O dia do teatro cearense virou lei estadual e a data vai ser comemorada anualmente no primeiro sábado de abril. A lei foi sancionada pela governadora Izolda Cela. A medida que havia sido aprovada na Assembleia Legislativa foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (21) e já está em vigor.

De autoria do deputado Marcos Sobreira, a lei Nº18.167, de 20 de julho de 2022, institui ainda que o dia fica incluído no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do estado do Ceará.

Para o ator e diretor cearense Carri Costa, a medida é para ser celebrada, contudo ainda considera pouco diante da necessidade de tornar a cultura teatral cearense mais forte e pulsante.

"Precisamos de coisas mais concretas, firmes e contundentes. A gente vive uma série de problemáticas que sempre foram características da nossa linguagem desde o fomento às sedes das companhias onde se estuda, se pensa e se faz o teatro de maneira democrática. Os recursos precisam chegar de fato a essas companhias que estão cada vez mais deficitárias na questão de sua subsistência. A história é muito mais profunda que ter só um dia, embora a aprovação seja digna de aplausos", pontuou.

O diretor e produtor André Gress, que já esteve à frente de grandes espetáculos musicais, comemorou a aprovação da lei que, segundo ele, vai ajudar aproximar a população das diversas expressões culturais que existem em nosso estado

"Celebrar o teatro cearense é valorizar uma cadeia de profissionais que escolheram viver do 'fazer teatro'. Em uma sociedade plural com linguagens tão distintas a data surge com uma grande importância para unir os mais diversos grupos, coletivos e escolas em busca de uma maior convergência de linguagens", disse.

Por g1 Ceará

Postar um comentário

0 Comentários