não mexer

header ads

Quixadá: Festival de Violeiros traz Homenagem a Cego Aderaldo e acontece no próximo sábado (25).

A Associação Cego Aderaldo Arte e Cultura através da Prefeitura Municipal de Quixadá por meio da Secretaria de Cultura/Fundação Cultural e Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secult-CE, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar promovem no dia 25/06 mais uma edição do Festival de Violeiros em homenagem aos 144 anos de nascimento do maior poeta popular do nordeste brasileiro, Cego Aderaldo. O Festival acontece há mais de 30 anos e é um dos mais importantes e tradicionais Festivais de Viola do Nordeste.

A cantoria de viola é um bem cultural de maior tradição do nordeste brasileiro, a poesia improvisada que nasce ao som da viola, tem características bem semelhantes aos trovadores portugueses. Uma poesia que nasce do conjunto de saberes e fazeres bem próximos do barro do chão, da lida diária do homem sertanejo e sua luta pela sobrevivência. Uma poesia pautada por rimas e motivos diversos de acordo com o tema e o desafio. E  Cego Aderaldo é uma fonte de inspiração permanente para os violeiros-cantadores e seus repentes

De acordo com o idealizador e coordenador do evento, o poeta e repentista Guilherme Calixto, Cego Aderaldo é o mito da profissão de cantador, pois incentivou indiretamente através do seu talento as gerações que o sucederam no ofício da cantoria. “Um dos poetas que mais divulgou nossa cultura e nossa cidade. Para nós é uma alegria e uma honra poder homenagear com este Festival, o poeta imortal.”

O Festival contará com uma programação que terá início às 16h com o “Louvor ao Poeta Cego Aderaldo” em frente a estátua que o homenageia no Terminal Rodoviário de Quixadá. E às 19h na Praça José de Barros, em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo, acontece o Festival que irá reunir os melhores repentistas do Estado e contará com a participação especial de Ivanildo Vila Nova, Gerado Amâncio, Guilherme Calixto e José Cardoso.

Monólitos Post 

Postar um comentário

0 Comentários