não mexer

header ads

Anvisa pede recolhimento e interdição de lotes de losartana.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros apresentam quadros de hipertensão. No mundo, mais de 10 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da doença, que pode ser tratada e cujo diagnóstico precoce é de suma importância.

Medicamento é usado para tratar quadros de hipertensão. Medida preventiva é causada por detecção de impurezas na composição do remédio.

Medicamento é um dos mais utilizados para tratamento de quadros de hipertensão | Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (23) a interdição e recolhimento de lotes do medicamento losartana, produzido por diversas fabricantes farmacêuticas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento dos produtos das farmácias é de até 120 dias, contados a partir de quinta, 23 de junho, data da publicação da resolução.

A losartana é considerada o principal remédio usado no tratamento da hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, caracterizada pela elevação contínua dos níveis de pressão arterial em números acima de 140/90 mmHg (milímetros de mercúrio), ou mais comumente chamada de 14/9.

Apesar da determinação, a agência recomendou que os pacientes que já façam uso o remédio, mesmo que ele esteja entre os lotes afetados, devem continuar o tratamento, pois a medida é preventiva.

Confira a lista dos lotes de losartana afetados pela resolução que fará o recolhimento e a interdição dos medicamentos

DÚVIDAS

Caso o paciente tenha outras dúvidas sobre o uso da losartana, a Anvisa solicita que o médico que faz o acompanhamento seja consultado para as devidas orientações.

Vale lembrar que nem todos os medicamento à base de losartana foram atingidos pela determinação, então é ainda mais essencial consultar o médico antes de substituir os remédios que foram interditados e serão recolhidos.

Outras dúvidas sobre a medida podem ser informadas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das fabricantes, cujo meio de contato sempre vem impresso na embalagem do medicamento.

IMPUREZA

A Anvisa detectou a impureza “azido”, que é uma substância a qual pode causar mutações. A medida foi tomada por conta da concentração de azido acima do limite de segurança aceitável nos remédios.

A presença da substância na losartana foi notificada globalmente em setembro de 2021. O azido pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria para fabricar o medicamento final.

DOL

Postar um comentário

0 Comentários