não mexer

header ads

Saúde mais cara: ANS autoriza maior reajuste, da série histórica, de planos de saúde; Alta será de até 15,5%.

O usuário de plano de saúde deve se preparar pois o bolso vai pesar. A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ABS, aprovou, nessa quinta-feira (26), reajuste de até até 15,5% para planos de saúde individuais e familiares. É o maior percentual de reajuste anual autorizado pela agência desde 2000, ano de início da série histórica. Até então, o maior reajuste autorizado tinha sido de 13,57%, em 2016 . A medida impacta cerca de oito milhões de beneficiários, o que representa 16,3% dos consumidores do serviço no Brasil. O aumento se refere ao período de maio de 2022 a abril de 2023 e só poderá ser aplicado no mês de aniversário do contrato.

A ANS diz que o reajuste foi motivado pelo aumento de 20,35% nos gastos assistenciais dos planos individuais no ano passado em comparação a 2020. Em contrapartida, a frequência no uso dos serviços de saúde não cresceu no mesmo ritmo, com uma retomada mais gradual em relação a consultas e internações.

O reajuste só vale para os planos individuais e familiares. Nos planos de saúde coletivos e empresariais, as operadoras têm liberdade para determinar os preços e reajustes, sem precisar de autorização da ANS.

 Empresas de saúde afirmam que o setor acabou reduzindo a oferta de planos individuais justamente por causa da regulamentação da ANS, que estabelece limites para os reajustes. As companhias preferem lançar planos coletivos, com preços de mercado. 

Em 2021, a ANS determinou o primeiro reajuste negativo de 8,19%. A agência afirmou na época que a redução se deu pela queda na busca por assistência e serviços de saúde em 2020, por causa da pandemia de covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários